Secretaria da Pessoa com Deficiência acompanha obras de acessibilidade em Santo Amaro

Ao todo, a Subprefeitura Santo Amaro realizou 92 obras de instalação de rampas com piso tátil para cadeirantes e pessoas com deficiência visual

 Imagem colorida mostra a calçada da Rua Cancioneiro de Évora recebendo obras de instalação de rampa para cadeirantes. No lado esquerdo, o secretário Cid Torquato observa em sua cadeira de rodas as obras ao lado da Subprefeita de Santo Amaro, Janaina De Martini.

O secretário Cid Torquato, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) acompanhou nesta quarta-feira (11) as obras de acessibilidade na região da Chácara Santo Antônio, em Santo Amaro. O secretário, que é cadeirante, estava acompanhado da subprefeita de Santo Amaro, Janaina De Martini, e vistoriou as obras de instalação de rampas para cadeirantes entre as ruas Cancioneiro de Évora e Henri Dunant.

Desde maio, quando foi oficializado o contrato com equipes para manutenção do passeio público pela Subprefeitura, foram instaladas 92 rampas em toda a região de Santo Amaro. Além disso, a Subprefeitura intensificou as obras de manutenção de calçadas e sarjetas para melhorar qualidade do passeio público nos bairros.

“Em diversas vezes que a gente conversou e interagiu, foi mostrada uma sensibilidade para a questão da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência. E também quero aproveitar o ensejo para atuar junto com os outros subprefeitos para estimulá-los a fazerem todo mês, com essa verba de logradouros, pelo menos dez rampas. Se isso for feito, nós teremos 320 rampas por mês, e em um ano e pouco que falta pro final da nossa gestão, nós teremos quase 4 mil rampas novas na cidade. Isso tem um valor inestimável, se a gente conseguir, vai ser uma grande vitória”, disse o secretário Cid Torquato.

A iniciativa de melhorar as condições das calçadas da região será expandida com o Plano Emergencial de Calçadas da Prefeitura de São Paulo, que garante acessibilidade e amplia a mobilidade nos passeios públicos da cidade de grande circulação de pedestres. Calçadas de terminais de ônibus, grandes comércios e pontos turísticos que apresentam imperfeições serão beneficiados com o plano.

“Desde que começaram as equipes de logradouro, a gente tem feito a conservação de calçada, guia, sarjeta e as rampas. Até agora a gente instalou, desde maio, 92 rampas. Nem todos os lugares são possíveis, mas a gente também está levantando os pedidos do SP156 onde tem. Se dá pra executar, nós executamos”, disse a subprefeita de Santo Amaro, Janaina De Martini.

Os pedidos para manutenção de calçada e instalação de rampas de acessibilidade pode ser feito tanto na Praça de Atendimento da Subprefeitura como também a partir do SP156 — o serviço de ouvidoria da Prefeitura que registra todas solicitações da cidade, que podem serem feitas tanto por telefone quanto por aplicativo de celular ou pela internet.

“O SP156 é um grande balizador de ação, fora obviamente os contatos que a subprefeita e outros servidores da subprefeitura tem com a comunidade, mas o principal balizador é e tem que ser o SP156. Nós temos que estimular a população a usar o SP156, que é a melhor forma dela se comunicar com a Prefeitura e da gente garantir um acompanhamento dos pedidos. A gente precisa estimular os subprefeitos a trabalharem com as demandas de acessibilidade SP156, essa é a minha principal missão aqui”, declarou o secretário.