Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana é a maior edição do evento desde sua criação

Com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com roteiros históricos, visitas a imóveis tombados, oficinas e sessões de cinema do Circuito Spcine

Imagem colorida mostra o centro cultural Santo Amaro com data e horário no canto superior esquerdo e um balão no canto inferior esquerdo

Por Secretaria Municipal de Cultura

Parte do calendário integrado da cidade, a Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos. O evento convida a população para conhecer e explorar os pontos históricos e de memória e identidade da cidade.

A maior edição do evento desde sua criação celebra histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural. A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

A festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto, dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Em Santo Amaro, o passeio será no domingo (18), às 14h com o “Cortejo da Memória da Sul” que partirá do Centro Cultural Santo Amaro, na Avenida João Dias, 822, e percorrerá o centro histórico de Santo Amaro com um grande roteiro de memória conduzido pelo ator Camilo Torres que representará Paulo Eiró.

Com direção artística de Antonia Andrea de Souza e textos de Inez Garbuio Peralta, o cortejo traz elementos importantes que ressaltam aspectos históricos e contemporâneos da região com as participações do grupo Maracatu Ouro do Congo, das Romarias tradicionais de Santo Amaro e do Kunumi MC.

Estes e outros roteiros e programações podem ser acessados em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2019/