Prefeitura amplia grupo da campanha de vacinação contra o sarampo

As crianças com idade entre seis meses e um ano também devem ser vacinadas para conter o avanço da doença, mas a medida não substitui o calendário de rotina estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo informa que as crianças entre seris meses e um ano de idade também passam a fazer parte do público-alvo da atual campanha de vacinação contra o sarampo, a partir desta quinta-feira (25). A medida é uma determinação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município (Covisa), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, para conter o avanço da doença.

A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) só não deve ser aplicada nas crianças dessa faixa etária que tiverem recebido a imunização em uma das mais de mil ações de bloqueio. É importante ressaltar que esta dose administrada na campanha ou no bloqueio não substitui a vacina prevista no calendário nacional de vacinação estabelece que a imunização contra o sarampo deve acontecer em duas etapas: a dose da tríplice viral é aplicada aos 12 meses de idade e a tetra viral, que inclui varicela/catapora, precisa ser administrada aos 15 meses de idade. A vacinação de rotina deve ser mantida com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

A campanha segue intensificando a vacinação em pessoas de 15 a 29 anos de idade de forma indiscriminada (independentemente da situação vacinal). As pessoas destas duas faixas etárias não precisam apresentar o cartão do SUS para receber a dose da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos volantes espalhados pela cidade.

Veja abaixo como ficou o esquema de vacinação contra o sarampo, na cidade de São Paulo

1. Campanha contra o Sarampo
• Jovens de 15 a 29 anos: todos devem ser vacinados independentemente de terem tomado a vacina anteriormente;
• Crianças entre seis meses e um ano de idade: também devem ser vacinadas;
Obs: para a campanha de vacinação não é necessário apresentação do cartão SUS e documentos.

2. Rotina do calendário de vacinação
• Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular (Se tiver vacinado em bloqueio ou campanha devem observar intervalo de um mês);
• Crianças de 15 meses: devem tomar a 2ª dose regular;
• Crianças de 1 a 4 anos atualizar a caderneta de vacinação;
• População de 1 ano a 14 anos deve ter tomado duas doses de vacina;
• Adultos de 30 a 59 anos: deve ter tomado uma dose.

Locais de vacinação: Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e postos da campanha, como escolas e estações de metrô.