Subprefeitura Santo e representantes da OPAS no Brasil se reúnem para discutir desenvolvimento sustentável

A subprefeita de Santo Amaro e membros do Cades da região se encontraram com representantes da OPAS/OMS Brasil para apresentar e discutir projetos de desenvolvimento sustentável na região.

Foto colorida da comitiva da Subprefeitura Santo Amaro na sede da BIREME/OPAS/OMS segurando cartazes com as metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma comitiva de 11 pessoas, incluindo a subprefeita de Santo Amaro, Janaína Lopes de Martini, e conselheiros do CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) de Santo Amaro foram até a sede da Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, mais conhecido pela sigla BIREME para conhecer e discutir projetos para o desenvolvimento sustentável na região de Santo Amaro.

A visita também contou com a presença da supervisora técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar, Mariangela Pacheco; Diretor da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Paulo Cezar de Souza, as conselhieiras do CADES de Santo Amaro, Silvia Berlink, Sonia Mayumi Nakano Felipone, Maria do Carmo Ferreira Lofti e Gleice Maria de Vasconcelos, além de voluntários e ativistas ambientais. 

A visita foi feita no dia 6 de junho, onde a representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, a Dra. Socorro Gross e o diretor da BIREME, Dr. Diego Gonzalez e sua receberam a comitiva vinda de Santo Amaro. A visita teve como foco conhecer as iniciativas exitosas locais de promoção da saúde em curso em Santo Amaro e que cooperam com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/Agenda 2030, projeto que a Prefeitura tem compromisso.

"Se você trazer a sociedade pra perto de você é muito mais benéfico que se esconder, trabalhar junto com a sociedade civil é bem melhor do que fazer algo sozinho", disse a subprefeita de Santo Amaro, Janaína Lopes, sobre a importância do trabalho dos colaboradores do CADES para a gestão pública.

 A representante da OPAS, Dra. Socorro Gross, destacou a importância da gestão da informação e do desenvolvimento sustentável para as comunidades pobres do Brasil. "Agora com tanta informação, podemos ter a informações que nós escolhermos. Organizar a informação, ter a informação que chega as comunidades requer compartilhar coisas com as comunidades que temos laços, como sociedade civil é nossa responsabilidade", completou.