Serviços de zeladoria são monitorados em tempo real

Plataforma online gerencia ações de todas as Subprefeituras da capital

De Secretaria Especial de Comunicação

As 32 Subprefeituras da cidade de São Paulo são responsáveis pela realização dos serviços de zeladoria em vias, praças e espaços públicos municipais. A partir da solicitação realizada por meio da Central SP156, ou pelas chamadas de zeladoria pelas equipes das Subprefeituras, todas as ações de tapa-buraco, conservação de logradouros, poda de árvores, varrição, limpeza de córregos, pintura antipichação, fiscalização, entre outros, são monitoradas pelo Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ).

O decreto 58.745, que institui o SGZ como único sistema de gerenciamento dos contratos de prestação de serviços de zeladoria na capital, foi assinado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial do Município no dia 9 deste mês.

Parceria entre a Secretaria Municipal das Subprefeituras e a Prodam, a plataforma de monitoramento online criada em 2017 integra no mesmo ambiente (mapa georreferenciado) os serviços de zeladoria de todas as Subprefeituras.

“Trata-se do maior sistema de zeladoria do mundo. O grande investimento realizado na automatização dos sistemas permite que consigamos planejar e identificar, em tempo real, onde as equipes estão executando cada serviço”, explica o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

As solicitações dos munícipes são sinalizadas no SGZ, analisadas por um funcionário público para comprovar a veracidade da solicitação, e em seguida são determinadas as equipes e a forma como o trabalho será executado. A Subprefeitura recebe a demanda e, posteriormente, esse modelo de integração envia retornos aos munícipes sobre a execução dos serviços.

“Estamos investindo em soluções que modernizem a gestão da cidade. Que permitam respostas ágeis para os desafios diários de uma metrópole como a nossa, garantindo serviços de qualidade para a população”, destaca Daniel Glaessel, diretor-presidente da Prodam.

O sistema disponibiliza, também, mapas de calor de cada distrito, que permite identificar os problemas com maior incidência e determinar a gravidade de cada um. Dessa forma, é possível indicar uma ordem de execução. A partir dessa ordem, as solicitações são agrupadas, o que otimiza a realização dos serviços e a atuação das equipes que estão nas ruas.

“Trabalhamos no desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ). A plataforma propicia execução mais ágil, diminuindo o retrabalho nas Subprefeituras. Possibilita, ainda, maior controle das ações em campo e aumenta a precisão do índice de produtividade das equipes e dos serviços executados”, afirma Vito Chiarella Neto, coordenador da Atplan, setor da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) que administra o SGZ.

Todos os serviços de zeladoria podem ser solicitados no portal SP156, telefone 156 ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. As Praças de Atendimento das Subprefeituras também recebem as solicitações, de segunda a sexta, das 8h às 17h.