Conheça o programa Empreenda Fácil

Lançado pela Prefeitura de São Paulo, o Empreenda Fácil permite o licenciamento de empresas de baixo risco em até cinco dias, reduzindo a burocracia e para a abertura de novos empreendimentos na Capital

Logotipo de forma retangular na coloração azul com letras brancas escrito “Empreenda Fácil” em um fundo branco com a ilustração da Ponte Estaiada em cinza.

Lançado em maio de 2017, o programa Empreenda Fácil permite o licenciamento de empresas de baixo risco em até cinco dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo, além de simplificar a vida do empreendedor da Capital. O processo anterior levava mais de 100 dias, exigindo uma circulação entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora o programa reune todo o processo em uma mesma plataforma 100% eletrônica, acabando com os descolamentos presenciais dos empreendedores

Os negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade. O poder público, ciente dessa grande massa de empreendedores, agiu para consolidar um meio mais rápido, simples e eficaz para que o empreendedor possa gerir seu negócio em São Paulo. O novo sistema – que transforma São Paulo na cidade amiga do empreendedor - registra a abertura de mais de 86 mil empresas e mais de 239 mil pedidos de análise de viabilidade.

Mas o programa também beneficia a abertura de empresas de alto risco, de filiais e a regularização de empreendimentos, que também tiveram seus processos simplificados. Dessa forma, São Paulo se torna mais atrativa para investimentos, ganha notoriedade internacional e contribui a melhoria do ambiente de negócios em todo o país.

Acesse o portal do Empreenda Fácil e conheça mais sobre o programa clicando aqui.

Caso queira consultar se a atividade econômica pretendida pode ser estabelecida no local desejado, acesse o portal de Consulta Pública de Viabilidade clicando aqui.

Baixe o Manual de abertura de solicitações do "Empreenda Fácil" no Portal SP156 clicando aqui