PREFEITURA DE SÃO PAULO

Capital da Cultura: 15ª Virada Cultural contará com mais de 1.200 atrações

Evento descentralizado acontece nos dias 18 e 19 de maio e reúne atividades em mais de 250 pontos, nas 32 subprefeituras da cidade. Anitta, Iza, Caetano Veloso e Ludmilla fazem parte das atrações

08/05/2019 15h48

 De Secretaria Especial de Comunicação

A 15ª edição da Virada Cultural contará com o maior número de atrações e pontos de eventos desde o início da Virada, em 2005. De forma inédita, todas as 32 subprefeituras contarão com mais de 1.200 atividades gratuitas, que estarão distribuídas em 250 pontos espalhados pela capital, centralizados e descentralizados, durante 24 horas. O festival será realizado nos dias 18 e 19 de maio e é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“A Virada 2019 mostra que a Prefeitura continua investindo neste evento, por entender a importância de garantir esse tipo de manifestação cultural para reafirmar a cidade de São Paulo como capital mundial da cultura, a nossa diversidade e para gerar emprego e renda para a nossa população”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

Com expectativa de público de 5 milhões de pessoas, pela primeira vez o evento contará com um palco inteiramente dedicado à música sertaneja e o palco de música cristã será levado para o Centro. Haverá a maior programação de gastronomia de todas as edições e atrações renomadas serão levadas dos palcos principais para pontos descentralizados.

Em uma ação inédita, o corredor da Avenida Paulista ficará aberto ao público e fechado para veículos por 24 horas. Neste período, a região contará com atrações em instituições como Instituto Moreira Salles (IMS), Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp. As quadras das escolas de Samba Mancha Verde, Rosas de Ouro, Dragões da Real, Unidos de Vila Maria e Acadêmicos do Tatuapé serão incorporadas ao roteiro do evento.

“O foco deste ano foi um projeto robusto, impactante e de multidão para reconstruir e reposicionar a Virada, fazendo com que ela volte a ser um dos maiores eventos da cidade”, disse o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef.

Haverá uma transmissão inédita e ao vivo do evento para todo o Brasil pela Spcine Play. O programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), também fará parte do evento, levando tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos da Virada Cultural.

Entre os destaques da programação musical estão os show do filho caçula de Fela Kuti, Seun Kuti & Egypt 80 com participação de IZA e Ofertório, com Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso. A programação também conta com Anitta, Pabllo Vittar, Aline Barros, Naiara Azevedo, Lucas Lucco, Anavitoria, Rincon Sapiência + ÀTTØØXXÁ, Ludmilla, Maria Rita, Criolo, Vitor Kley, Emicida, Karol Conká, Grande Encontro (Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo), Preta Gil, Nação Zumbi, É O Tchan, Jojô Todynho, Céu+ Tropkillaz, Angela Ro Rô, Baco Exu do Blues, Demônios da Garoa, Sepultura e Moraes Moreira.

A estreia do programa de música nas sacadas, com opções de música brasileira, rock, ópera e serestas; o palco que celebra os 70 anos de Itamar Assumpção, apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, da Jazz Sinfônica e de Hamilton de Holanda completam o roteiro das atrações musicais imperdíveis do festival, além de atrações surpresa, que serão anunciadas no dia 12 de maio.

Teatro
Além da música, diversas linguagens integram a programação. A atriz Andréa Beltrão interpreta “Antígona”, no Theatro Municipal, e a mostra de teatros independentes oferece espetáculos como “Roda Viva”, no Teatro Oficina; “Jardim das Cerejeiras”, do Grupo Tapa, e “A Alma Imoral”, monólogo com a atriz Clarice Miskier.

Dança
Para os amantes da dança há várias opções: a bailarina Morena Nascimento apresenta-se com o músico Benjamin Taubkin (Patteo do Collegio); as comissões de frente acompanhadas das baterias de escola de samba desfilam na Avenida Cásper Líbero.

A Virada traz ainda Batalha do Passinho (15 de Novembro), ocupação “A Rua é Clássica” com bailarinas de ponta (Viaduto do Chá) e Corpos Suspensos. Destaque ainda para o palco aéreo de circo da Cia.K, além de cortejos como Ilu Oba de Min com o Ilê Ayê; Tarado ni Você e Casa Comigo.

Crianças
A Virada Cultural 2019 preparou mais de 180 atrações para o público infantil, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado fazendo a trilha ao vivo do filme “Mágico de Óz”.

Para os pequenos, o evento apresenta ainda a mostra de cinema com os desenhos clássicos da Disney, na Camara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil com intervenções de palhaços.

Palcos
Ao todo são 35 palcos, sendo 27 no Centro e oito descentralizados. O maior palco, o Anhangabaú - Plural, tem dimensão de 16 metros x14 metros e representa a pluralidade e encontro de diferenças desta edição do evento. Quatro palcos terão telões (nas medidas de 8x6m ou 6x4m): Anhangabaú - Plural, Cidade Tiradentes, Copan - Itamar 70 e Patriarca - Experimenta.

Os palcos do Centro são Cásper Líbero – Pop, República da Diversidade, Coreto das Drags, Arouche – Brega, Rio Branco – Rock, Copan - Itamar 70, Dom José Gaspar – Cultura Popular, São João - MPB/ Samba, Paissandu – Piolin, Paissandu – Picolino, Boulevard dos Palhaços, Paissandú – Circo, Anhangabaú – Plural, Barão de Limeira – Discos, Bráulio Gomes – Choro, Itapetininga - Brasil 360, Patriarca – Experimenta, São Bento – Rap, São Bento - Berço Hip Hop, Pateo do Collegio – Instrumental, Luz – Sertanejo, Sé - Música Cristã, Roosevelt - Arte na Praça, Olido 70+, Theatro Municipal Multicultural, Camara Municipal – Cultural e Mercado Municipal – Samba, além de Cortejos Carnavalescos, Festas e Gastronomia.

A SPturis montará infraestrutura para 23 festas que demandam tendas com som, luz e gerador, espalhadas pelo Centro da cidade. Ao todo, são 200 tendas e cinco trios elétricos no Centro.

Gastronomia
A 15° Virada Cultural incorpora a curadoria de gastronomia e apresenta a maior programação deste segmento da história do evento, fortalecendo a vocação de capital gastronômica mundial de São Paulo.

O maior evento 24 horas do mundo apresenta oito praças gastronômicas espalhadas pelo centro da cidade, com mais de 70 operações. Somam-se à programação das praças, mais de 100 pontos de trucks (food ou beer) e tendas espalhados nas proximidades dos palcos centrais.

A Virada Cultural deste ano conta ainda com a participação de mais de 20 restaurantes e bares tradicionais do Centro com programação estendida noite adentro, como o La Casserole, A Casa de Porco, Barouche, Orfeu, Casa da Mortadela, Bar da Dona Onça, Esther Rooftop, Ponto Chic, Ramona e Drosophyla Bar.

Maior festival de gastronomia de rua do mundo, o Smorgasburg - que estreia na cidade nos dias 25 e 26 de maio - participa do evento com uma versão pocket ao lado do Theatro Municipal. Ocupando uma das maiores praças, o mineiro Festival Fuegos vem pela primeira vez a São Paulo com carnes especiais e pratos preparados diretamente na brasa, na avenida São Luis. Chefs especialistas como o Marcos Livi, do Veríssimo, assinam as estações de puro fogo.

Já a praça Sabores do Mundo oferece opções de gastronomia internacional na avenida Ipiranga e conta com nomes como Benoit Mathurin, chef francês do Esther Rooftop, preparando sua famosa terrine. A feira de economia criativa Solano Trindade reúne moda, artes e alimentação no Largo do Arouche como parte do projeto “Mãos e Mentes Limpas” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Uma tenda no Boulevard São João, em frente à Praça das Artes, promove degustação de gastronomia coreana com Yun Hwang, chef do restaurante Portal da Coreia, em celebração aos 60 anos de relações diplomáticas Coreia-Brasil.

Completam o cardápio da Virada Cultural as praças Comida Popular na Luz, Sabores do Brasil, no Anhangabaú, e Cervejas Artesanais, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade.

Transmissão ao vivo para todo Brasil pela Spcine Play
Pela primeira vez, a Virada Cultural será transmitida ao vivo para todo o Brasil. O público de dentro e fora de São Paulo poderá acompanhar parte da maratona de shows desta edição pela Spcine Play — única plataforma pública de streaming do país — através do site www.spcineplay.com.br

Durante quatro horas, na virada de sábado (18) para domingo (19), as atrações do palco Theatro Municipal serão exibidas ininterruptamente enquanto uma transmissão itinerante apresenta o melhor dos shows que acontecem nos palcos espalhados pelo centro da cidade. A apresentação fica a cargo de Ana Flávia Cavalcanti, atriz reconhecida por trabalhos no cinema ("Corpo Elétrico", "A Morte de J.P. Cuenca") e na TV (“Malhação – Viva a Diferença”, “A Garota da Moto”).

A ação inédita faz parte da estratégia da Spcine Play de exibir a efervescência cultural da cidade, incluindo shows e espetáculos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

A curadoria da plataforma inclui ainda mostras digitais simultâneas aos principais festivais de cinema do país (como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Anima Mundi e o É Tudo Verdade) e um catálogo de clássicos do cinema brasileiro.


Infraestrutura para receber o público
Este ano, a produção envolverá o trabalho de mais de 4 mil pessoas, entre elas:

A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Para eventuais ocorrências médicas e de urgência, nove postos de ambulatório fixos ficarão localizados em pontos estratégicos. Além disso, 87 diárias de ambulâncias de remoção para atender o público serão complementadas pela mobilização de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, por dia.

O total da equipe nos postos médicos é de cerca de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, e, nas unidades móveis, de 150 pessoas;

Para completar, cerca de 90 colaboradores da SPTuris, que trabalham na preparação do evento.

Itens de produção:

Pesquisa e Avaliação do Público
O Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, núcleo de estudos e inteligência de mercado da São Paulo Turismo, vai realizar uma pesquisa de perfil de público durante a edição da Virada Cultural de 2019. Estão previstas 1.200 entrevistas.