Prefeitura de São Paulo moderniza portal SP156 e agiliza registro de pedidos

Canal SP156.prefeitura.sp.gov.br teve navegação simplificada, agora em menos cliques. Site disponibiliza mais de 400 serviços municipais

Da Secretaria Especial de Comunicação

 

Principal ponto de contato entre a Prefeitura de São Paulo e os cidadãos, os canais SP156 estão sendo modernizados gradativamente para simplificar a oferta de informações e agilizar o registro de solicitações referentes a mais de 400 serviços disponibilizados pela administração municipal.

O portal de atendimento sp156.prefeitura.sp.gov.br registra média de mais 27 mil acessos diários* e agora passa a destacar em sua página principal os 8 temas mais acessados pela população, facilitando a busca e a localização.

Conteúdos sobre Rua e Bairro, Lixo e Limpeza, Animais, Trânsito, Transportes e Meio Ambiente, além de Obras, Imóveis e Habitação ou Comércio e Serviços representam mais de 90% do volume de solicitações registrados pela ferramenta no primeiro trimestre deste ano. O portal de atendimento SP156 funcionou como canal de entrada para 33% dos pedidos (100.464) registrados entre janeiro e março de 2019, ficando atrás apenas das solicitações direcionadas à central telefônica – 50% ou 152.891 demandas. O aplicativo foi a terceira plataforma a centralizar os pedidos da população, registrando 8% ou 25.690 solicitações, e as praças de atendimento nas Subprefeituras ou Descomplica São Paulo, 5% ou 14.635 demandas.

Elementos visuais facilitam a navegação pelo novo site, exigindo menor número de cliques para o registro de solicitações, tornando a ferramenta mais intuitiva. A versão mobile foi aprimorada e assegura acesso facilitado pelo celular, assim como o canal de busca que também sofreu melhorias para o apoio à localização de serviços adicionais.

O portal teve a linguagem simplificada em formato claro, objetivo e amigável. A nova lógica de organização e categorização das informações permite a distinção entre os serviços disponíveis e os mais de 600 guias com informações sobre os procedimentos, documentos necessários e dúvidas frequentes.

O serviço de Bilhete Único, por exemplo, está disponível nas modalidades para estudante, para pessoa com deficiência, para idoso, ou ainda nas categorias comum ou modalidade vale transporte, ilustrando a especificidade das informações disponibilizadas pelo atendimento municipal.

“Diagnosticamos que a linguagem complexa e o excesso de possibilidades na tela inicial, muitas vezes, acabavam por confundir o cidadão. Nosso objetivo é aprimorar não apenas a qualidade do atendimento nas praças físicas, mas também a funcionalidade dos serviços eletrônicos”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

As mudanças na apresentação dos conteúdos, assim como no formato de navegação, foram planejadas com base em entrevistas presenciais com usuários do canal durante o período de cinco semanas, envolvendo testes e validações com quem, de fato, utiliza a ferramenta.

Outros canais de atendimento SP156

Além de contar com o portal de atendimento SP156, o cidadão pode solicitar informações sobre os serviços da Prefeitura de São Paulo ou registrar pedidos por meio da central telefônica 156, das praças municipais de atendimento, do programa Descomplica São Paulo, em São Miguel Paulista, na zona leste, e em Campo Limpo, na zona Sul.

Além disso, o aplicativo SP156 disponível para celulares nas versões IOS e Android oferece a possibilidade de fotografar as demandas e georreferenciar as localidades, otimizando o atendimento das equipes de zeladoria.