Mutirão nos Bairros da Prefeitura vai a Santo Amaro

Bairro da Zona Sul recebe ações nas áreas de trabalho, saúde e assistência social, além de serviços de limpeza e zeladoria

Foto colorida de um funcionário de limpeza da Subprefeitura entregando um panfleto para uma senhora em meio a uma mesa destinada a equipe de limpeza da Subprefeitura Santo Amaro no mutirão dos Bairros na Praça Floriano Peixoto

Por Secretaria Especial de Comunicação

O trecho entre as avenidas Washington Luiz e Interlagos, a partir da Avenida dos Bandeirantes até a Ponte Jurubatuba, em Santo Amaro, Zona Sul, recebem neste sábado (13), entre 9h às 15h, as ações do projeto Mutirão nos Bairros.

Os trabalhos de zeladoria começaram no final de mês de março, na Avenida João Dias, na área entre a ponte João Dias e a Avenida Santo Amaro. O mutirão, lançado no último sábado (6), com a visita do prefeito Bruno Covas ao bairro de São Mateus, na Zona Leste, tem como objetivo atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os diversos órgãos administrados pela Prefeitura.

A região recebeu nos últimos dias de trabalhos de capinação, varrição, limpeza nas praças, postes e galerias, além da operação tapa-buraco e pintura de guias e grades das praças. Remoção de entulho, poda de árvores e troca de tampa de bueiros, assim como plantio de mudas e pavimentação dos pisos do calçadão também foram executados.

As ações intersecretariais estão concentradas na Praça Floriano Peixoto.

Saúde

A população tem acesso a vacinação contra febre amarela, testes rápidos de HIV/Aids e preservativos distribuídos gratuitamente, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Haverá, também, uma unidade do consultório na rua, que oferecerá serviços de saúde bucal.

Os moradores da região vão visitar uma exposição de animais sinantrópicos (abelhas e carrapatos) e receber orientações sobre arboviroses.

Os funcionários da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) fornecem informações sobre os serviços disponíveis para pessoas com deficiência como cultura inclusiva, central de intermediação de Libras, estágio para estudantes e oportunidades de trabalho, além de detalhes sobre os selos de acessibilidade digital e arquitetônica.

Direitos Humanos

Vítimas de violência, agressão, discriminação por gênero ou orientação sexual contam com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A equipe da SMDHC também esclarece sobre os trabalhos realizados nos Centros de Cidadania, bem como a atuação da Coordenação de Políticas LGBTI e demais órgãos municipais.

As equipes da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial atuam na orientação em casos de discriminação, preconceito e racismo. A Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool presta orientação aos interessados sobre os serviços oferecidos às pessoas que enfrentam a dependência química e os problemas causados pelo uso e abuso de álcool. A Coordenação de Políticas para a Juventude, além de uma equipe da Ouvidoria da SMDHC, também presta atendimento.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa do mutirão, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Trabalho

Durante o mutirão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irá oferecer os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) com emissão de primeira e segunda vias da carteira de trabalho, fornecendo orientações sobre como formalizar uma empresa e tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI).

Cultura

Atividades como oficina de capoeira, baile da terceira idade, show do grupo Poema Novo e coletivo de música, além de um quinteto de metais, são algumas das atividades proporcionadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Também fazem parte da programação uma apresentação da Cia. de Ballet Danças & Ritmos, pintura de rosto e pula-pula para as crianças. As atrações serão realizadas em três espaços da região: Casa de Cultura Manoel Cardoso Mendonça, Centro Cultural Santo Amaro e Praça Floriano Peixoto.

Endereços

Casa de Cultura Manoel Cardoso Mendonça (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)

Oficina de Capoeira - 9h às 12h

Baile da terceira idade - 14h as 18h

Show do grupo Poema Novo - 20h

Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822)

Retrovisor do Futuro - 19h

Coletivo de músicos de Santo Amaro e Zona Leste, por Dom Orione

Praça Floriano Peixoto

Quinteto de metais (Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, com regência da maestrina Sílvia Luisada)

Cia de Ballet Danças & Ritmos

Pintura de rosto e pula-pula para crianças