Um Dia no Parque brinda aniversário do Chuvisco

No seu aniversário de 2 anos, o Parque do Chuvisco terá uma intensa programação de atividades comemorativas

Foto de um bolo de aniversário com velas acesas com a seguinte frase no meio da imagem: "Parabéns Parque Municipal do Chuvisco

Por Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente

O jovem Parque do Chuvisco completa seu segundo ano com uma intensa programação, no próximo domingo (7): educação ambiental, rodas de conversa, exposições, atividades esportivas, de lazer, cultura e saúde são alguns dos itens dessa agenda. O parque também recebe o plantio de 25 mudas pelo projeto Geração+ Verde, realizado pela SOS Mata Atlântica e Coca-Cola.

O evento foi idealizado com foco na regeneração do meio ambiente natural, na despoluição ambiental, no combate às enchentes, incentivando boas práticas de cidadania e impulsionando o desenvolvimento sustentável no âmbito da Agenda 2030. Participam desta iniciativa o GT Educação Ambiental do CADES (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) da Subprefeitura Santo Amaro, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro e da Coordenadoria de Educação Ambiental – UMAPAZ, em parceria com o Parque do Chuvisco, a SOS Mata Atlântica e Sorriso Sustentável –Soluções Ambientais.

A grade de atrações foi viabilizada graças às parcerias entre SVMA, CADES Santo Amaro e outras organizações e coletivos, tornando-a rica em opções para um público diversificado. Após a cerimônia de abertura, às 9h30, atividades simultâneas ocorrem nos três galpões multiuso, na quadra esportiva, na área externa, sala de leitura, sala dos escoteiros e nos três quiosques.

Para os que gostam de dança, a pedida é se dirigir à entrada do Galpão 2, quando acontecem as aulas de Zumba (1oh) e de Dança do Ventre Turca (11h). Adeptos de atividades orientais podem escolher o Galpão 1, com aulas de Liang Gong (10h), Yoga (11h) e Jiu Jitsu (12h). O esporte está representado pelo futsal, às 10h, na quadra esportiva. Já na área externa, os escoteiros garantem a alegria, às 10h, enquanto a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para o público infantil.

Educação ambiental
Diversas palestras e oficinas estão dedicadas à educação ambiental, seja para falar sobre reciclagem de óleo e resíduo eletrônico (10h), seja na entrada, seja nos quiosques e galpões, com palestras e exposições, seja por atividades culturais como as múltiplas exposições e oficinas que envolvem a participação dos visitantes com pintura, desenhos e outros materiais. Vale conferir, na sala dos escoteiros, o Teatro de Sombras (10h).

No Galpão 2, voltado para as exposições, é possível conferir diversas contribuições de parceiros como a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, o CADES Santo Amaro, a SABESP, Emei Parque Colonial, além de temas específicos como água e enchentes. A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da SVMA, traz sua contribuição ao evento, mostrando que o parque também pode ser um lugar de aprendizado.

Plantio
Uma das atrações do domingo, a partir das 9h, será o plantio realizado no Parque do Chuvisco. Trata-se de mais uma etapa do projeto Geração + Verde, ação realizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SVMA, para levar educação ambiental à comunidade e engajá-la na manutenção das áreas do parque municipal.

Nesta agenda estão oficinas socioambientais, atividade com maquete dinâmica que mostra a relação entre a preservação da mata e a disponibilidade de água, e também a execução do plantio de 25 árvores nativas da Mata Atlântica, como ipê, jatobá, ingá e grumixama. Para participar do plantio, é necessário fazer a inscrição diretamente pelo site (clique aqui para acessar o site para fazer a inscrição). Convide os amigos, a família e não se esqueça de trazer seus eletroeletrônicos inutilizados para reciclagem e sua caneca para que o evento seja resíduo zero. Utilize a hashtag #umdianoparque ao publicar suas fotos nas redes sociais!

 

SERVIÇO
Um Dia No Parque – Aniversário do Parque do Chuvisco
Data: 7 de abril de 2019
Horário: das 9h às 13h
Local: Parque do Chuvisco - Rua Ipiranga, 792 – Jd.Aeroporto , São Paulo -SP
Programação: clique aqui e confira a agenda completa