Programa Adote uma Praça

Entenda o que é o Programa Adote uma Praça e saiba como participar desta iniciativa

 

Lançado em 2017, o Programa "Adote uma Praça" incentiva a preservação de áreas verdes na capital paulista e promove a participação social para a melhoria de espaços urbanos por meio de parcerias para a conservação, execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças e áreas verdes do município.

A cidade de São Paulo dispõe de 6.224 praças, canteiros

e áreas verdes disponíveis no programa, das quais 1.042 estão sob adoção.

 

A praça é um espaço que promove interação social, muito importante para a comunidade e que abriga dezenas de espécies de pássaros e plantas. É um lugar para viver uma cidade mais humana e gentil. Além disso, as praças contribuem para a purificação do ar e equilibram o microclima. Reduzem o calor, diminuem a velocidade dos ventos e melhoram a umidade do ar. Com um espaço que traz tantos benefícios, a adoção permite ainda a valorização dos imóveis em seu entorno.

Em 2022, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) lançou o sistema que moderniza o Programa "Adote Uma Praça". O processo de adoção, que antes levava 120 dias para ser finalizado, agora leva, em média, 10 dias para ser concluído. A solicitação pode ser realizada online. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo permite que pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado ou público, possam zelar pela cidade, cuidando de pequenos espaços como as praças.

 


Sorteio

O programa, além de facilitar e ser transparente, promove a igualdade entre os cidadãos e a iniciativa privada com interesse em cuidar dos espaços verdes da cidade. Quando uma praça desperta o interesse de duas ou mais partes para adoção, o Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), órgão vinculado à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), realiza sorteios para desempatar entre as partes.

Quando há interesse mútuo com propostas iguais, é realizado um chamamento público e as partes participam de um sorteio para selecionar um tutor para a praça.

Na última quarta-feira (01), ocorreu o segundo sorteio, de três espaços, entre duas partes interessadas: a MM de Queiroz Ambiental e a Tegra (TGSP-27). A MM de Queiroz venceu os três sorteios e agora é responsável pela zeladoria do Canteiro da Rua Carlos Cyrillo Junior, do Canteiro da Rua Engenheiro Oscar Americano e da Praça localizada entre a Avenida Morumbi e a Rua São Braulio. A Subprefeitura Butantã ficará encarregada de acompanhar e fiscalizar as ações e a vigência do acordo.

 

Durante o sorteio, a Secretaria informou que está concluindo um projeto que visa expandir a adesão do Programa "Adote uma Praça" para locais mais afastados do centro. Haverá um chamamento das empresas para apresentação de projetos de cooperação em locais periféricos e/ou mais distantes.

Para conferir os critérios do processo de adoção, o interessado pode digitar "adoção de praças" na barra de pesquisa ou acessar o site: https://adocaopracas.prefeitura.sp.gov.br

 

Fonte: Secretaria Municipal de Subprefeituras