Programação de dezembro da Casa de Cultura Santo Amaro

Exposição - “Carro de Boi, falas ao vento…”: O centenário alpendre da Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o carro de boi parte da coleção do artista plástico Nato L, constituída de 20 autênticos carros de boi. “Carro de Boi, falas ao vento...",

25/11 a 8/12 de segunda a sexta-feira, 10h às 12h e 14h às 16h; sábado e domingo, 10h às 13h - “Virando do avesso”: Transformando lixo em arte – reciclando e reutilizando todo tipo de material, papel e papelão com a técnica Lixo Zero. Seguido de mostra de objetos de papelão reutilizados, reciclados e transformados.

09/12, às 20h – Natal Iluminado: Orquestra Filarmônica Samto Amaro, Orquestra Silvia Luisada e Coral Rachel Peluso, regência Silvia Luisada - SESC Santo Amaro. Rua Amador Bueno, 505.

Dia 10/12, às 11h – Concertos Matutinos: Orquestra Silvia Luisada & Pianistas Convidados - regência Silvia Luisada. Participação Especial: Coral Rachel Peluso - Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650 - 5573-3774/5549-1744.

Segunda-feira

9h às 11h – Ensaios: Orquestra Silvia Luisada: Orquestra formada por iniciantes nos instrumentos musicais.

10h às 11h – Ensaios: Coral Rachel Peluso: coral misto com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita. Todas as idades. Participe!

11h às 12h – Ensaios: Camerata de flauta doce: Formada por integrantes das oficinas de flauta doce realizadas na Casa de Cultura.,

12h às 13h – Oficina de flauta doce: Iniciação musical através da flauta-doce conduz o aluno ao aprendizado com partitura e o despertar de talentos. É necessário flauta tipo germânica.

14h às 16h – Oficina de arte: Pintou a síndrome do respeito: aulas de pintura às pessoas com e sem deficiência intelectual, a partir dos 10 anos de idade, supervisionados por equipe multidisciplinar altamente especializada formada por artista plástica, pedagoga, psicólogo e arte-educador. Os participantes desenvolverão trabalhos de desenho e pintura, que auxiliarão na parte motora e no estímulo à criatividade, em releitura de artistas plásticos brasileiros.

20h30 às 00h – Mercado Samba da Vela [encerra em 12/12/2011 e retorna em 09/01/2012]: verdadeiro culto ao samba com recepção calorosa da comunidade! Encontro de sambistas que apresentam suas obras diretamente ao público. Compositores, cantores, músicos e simpatizantes reunidos entorno da vela, cantando letras sobre o cotidiano, que pulsão ao ritmo das palmas que marcam o samba até que a vela se apague decretando o final da cantoria, quando a comunidade é convidada a compartilhar delicioso caldo quente.

Terça-feira

09h às 11h – Oficina de desenho e pintura: propicia ao participante a iniciação com base sólida no desenho em preto e branco, passando posteriormente a pintura em óleo sobre tela.

14h30 às 15h30 – Oficina de dança sênior: prática corporal direcionada ao idoso; promove o equilíbrio, estimula a lateralidade, trabalha articulações, memória, habilidade motora e relações interpessoais.

19h00 às 22h00 – Mercado das letras: Chá poético: ponto de encontro de poetas e escritores que consagram a diversidade da arte sob o comando do poeta Mavot Sirc.

06/12 das 19h30 às 22h – Premiação Concurso de poesia Jacy Donadio

Quarta-feira

15h30 às 17h30 – Oficina de artes plásticas: Curso livre de arte com ensinamento de diversas técnicas artísticas, trabalhando o desenvolvimento da criatividade e estimulando a experimentação.

20h às 22h – Oficina de canto: objetiva trabalhar a técnica vocal, adquirindo consciência e domínio da produção da voz, protegendo-a e melhorando a performance, além de desenvolver a sensibilidade e a percepção musical com exercícios que focalizam ritmo, afinação e criatividade. Destinam-se a todas as pessoas, iniciantes ou já ter experiência.

Quinta-feira

08h30 às 12h – Ensaios: Orquestra Filarmônica Santo Amaro: corpo estável da Casa de Cultura. Agrupamento instrumental utilizado, sobretudo, para a execução de música erudita, formada por músicos de origens diversas.

17h30 às 19h30 – Choro em evidência - Chorões e Choronas: um espaço aberto à inclusão musical através da roda de choro. Junte-se nessa roda!

20h às 22h – Oficina de Samba-Rock: a disseminar arte da dança por meio do samba-rock, uma fusão do samba com ritmos americanos como bebop, jazz e soul, nascido nos anos 60 tomou conta dos Bailes Black.

14h às 18h – Mercado do idoso: espaço de convivência, inclusão cultural e valorização da qualidade de vida da população idosa, onde são realizadas atividades culturais, sociais, recreativas, ocupacionais e de lazer, por meio de vivências, atividades físicas, oficinas de artes etc.

15h às 15h30 – Roda de conversa: bate papo e lanche de confraternização.

15h30 às 17h – Oficina Samba-Rock – idosos: disseminar a arte da dança por meio do samba-rock - fusão do samba com ritmos americanos como bebo, jazz e soul - nascido nos anos 60 tomou conta dos Bailes Black.

08/12 das 13h45 às 15h – Oficina de iniciação teatral: a partir de vivências e jogos teatrais o grupo estará desenvolvendo habilidades de comunicação verbal, expressão corporal, impostação de voz, memória, desinibição.


Sexta-feira

16/12 das 20h às 22h – Calendário da paz “A onda encantada”: encontros para estudo da Lei do Tempo - o objetivo é compartilhar em grupo como para interpretar e atuar de forma prática o calendário do novo tempo, também conhecido como Maya ou da Paz, que nos remetem ao tempo natural, aqui e agora. Ao final dos três encontros estará familiarizado com a sua onda encantada, que é o seu mapa pessoal. Opcional: antes de participar, ligue e informe nome e data de nascimento.

Sábado

10h às 12h30 – Oficina de capoeira: busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica por meio da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira.

13h às 15h30 – Oficina de violão popular: oferecer aos participantes caminhos e soluções para uso do instrumento, através de exercícios práticos, onde poderão iniciar ou aperfeiçoar seu desempenho técnico, contribuindo com seu aprimoramento musical.

15h30 às 17h30 – Oficina de teatro e leitura dramática: trabalha a linguagem teatral, estimulando com atividades e jogos integrando, domínio de recursos do corpo, imaginação e intelecto para o desenvolvimento da comunicação expressiva, exercitando a prática da leitura dramática, desenvolvendo a capacidade de leitura unida à interpretação do texto.

Domingo

09h às 11h – Oficina de dança de salão: Oferece ao participante através da técnica da dança, introdução a ritmos clássicos e populares, trabalhando a linguagem corporal, desenvolvimento e criação de coreografias.

11h às 13h – Oficina de Dança do Ventre: Encontro com a cultura árabe por meio da dança do ventre. Trabalha coordenação motora, flexibilidade e alongamento, promovendo reeducação postural.

11/12  das 15h às 19h30 – Mercado Sertanejo: Ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, onde é apresentada a legítima e boa música caipira, sob o comando do "Duo Rouxinóis do Sertão".

Casa de Cultura de Santo Amaro
5522-8897