Estômago sofre com estresse

Problema é comum nas grandes cidades por causa da rotina agitada

Trânsito carregado, inúmeros compromissos de trabalho, reuniões de negócios, prazos para entregar relatórios, horário apertado ao longo do dia todo. Não é raro o estômago reclamar. A visita ao médico comprova: não se trata de nenhuma doença complicada, apenas sintomas de uma rotina de vida estressante. "Estresse e dor de estômago andam sempre juntos" é o slogan da campanha publicitária da Pfizer para o antiácido Mylanta Plus.

"A vida está cada vez mais corrida, o que tem repercussão sobre a saúde geral do indivíduo", afirma Eurico Correia, gerente médico de grupo de produtos da Pfizer. O estômago é um dos órgãos do corpo humano que sofre com o estilo de vida estressante.

Não importa quanto o estômago incomoda. Procurar um médico é essencial para receber o diagnóstico correto. Mas não é raro o paciente se submeter a exames que nada acusam. Nesses casos, excluído o diagnóstico de úlcera ou gastrite, o estômago pode estar reclamando do estresse diário, e medicamentos de venda sem prescrição (os chamados OTCs) podem
garantir alívio.

Mas com tantas opções na farmácia, como escolher o antiácido? Um bom começo é atenção à composição do medicamento. Alguns são à base de bicarbonato de sódio (os efervescentes) e outros à base de hidróxido de alumínio (Mylanta Plus). Ambos têm ação rápida, mas antiácidos à base de hidróxido de alumínio são mais potentes e oferecem menor risco de efeito rebote dos sintomas.

Mylanta Plus também possui outra vantagem terapêutica: evita a formação de gases, pois contém dimeticona, uma substância antiflatulenta. Mylanta Plus é comercializado em duas apresentações: suspensão oral e comprimidos mastigáveis, ambos nos sabores tradicional e morango. Se os
sintomas persistirem após o uso de Mylanta Plus, o paciente deve consultar o médico novamente.

Há 156 anos, a Pfizer, indústria farmacêutica de origem norte-americana, pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal, além de algumas das marcas mais conhecidas no setor de consumo. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, tem mais de 2 mil funcionários.

Os principais produtos da Divisão Consumer Health Care são Listerine (anti-séptico bucal), Nicorette (goma de mascar que ajuda a superar a vontade de fumar), Regaine (para o tratamento da calvície), Mylanta (para desconforto gastrointestinal), Benalet (para tosse e irritações na garganta) e Caladryl (para irritações na pele).


Fonte: Pfizer