Casa de cultura Santo Amaro


Funcionando em dois espaços históricos, marcos da cidade de São Paulo, tombados pelo DPH (Departamento de Patrimônio Histórico) e Condephaat, tendo como proposta desenvolver atividades culturais.

O crescimento da demanda cultural paulistana levou a Secretaria Municipal da Cultura a criar, em 1989, as Casas de Cultura, que hoje têm a função de ampliar a inclusão sociocultural, abrindo espaço para manifestações da comunidade, fomentando núcleos, difundindo a cultura regional, informando e sensibilizando a população através do acesso gratuito a oficinas, workshops, palestras, shows e espetáculos, além de ser um amplo e democrático espaço de idéias e debates.
  _____ 

CADASTRO CULTURAL
mensal, das 9h às 18h

A Casa de Cultura Santo Amaro - unidades: Manoel Cardoso de Mendonça e Júlio Guerra, realizam cadastramento permanente de artistas, artesãos e profissionais que atuam das mais diversas áreas da cultura.
  _____ 


UNIDADE I - MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA

instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1897, cumpriu papel importante no abastecimento de São Paulo.

Após seu fechamento, em 1958, abrigou inúmeras atividades, até que em 1980 foi incorporado à Secretaria Municipal de Cultura.
 
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434
(altura do n.º 820 da av. João Dias / em frente a Biblioteca Kennedy)
São Paulo - SP - CEP 04751-070
Telefax: (11) 5522-8897 / Telecom: (11) 5691-0164
ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br
  _____ 


PROGRAMAÇÃO ABRIL 2005

 
POESIA NO ALPENDRE
mostra permanente, das 9h às 18h

Painel de poesias e crônicas - valorizando e incentivando a produção literária, organizamos mensalmente mostra literária com obras de diversos autores. Os interessados em expor suas obras deverão digitá-las em papel A4 e fonte 12 ou 13, em duas cópias, e enviá-las aos cuidados de Míria Moraes, unidade I - Manoel Mendonça.

Neste mês, homenagem ao poeta santamarense Paulo Eiró.
  _____ 

SALA RACHEL PELUSO

Visitas à sala dedicada à pianista, regente, compositora e professora Rachel Peluso, suas memórias, composições, comendas, objetos pessoais, livros, etc, agendar com Silvia no 5522-8897 / 5691-0164.
  _____ 

 
SEGUNDA-FEIRA
 
Oficina de Construção e Prática de Malabares - abril 18 e 25 (segundas-feiras), das 14h às 16h30

Objetiva, em seis encontros, introduzir a cultura do swing de fita - movimento circulares feitos com malabar especial - o POI, através de um projeto educativo desenvolvido a partir de três idéias: reciclagem de materiais, criação individual e prática de malabarismo.

Material necessário: tesoura e cola; meia calça de seda; 02 meias comuns; cordão, barbante ou corda de varal; fitas ou pedaços longos de tecidos leves; redinha (tipo saquinho de limão); areia e enchimento (papel, retalho, saco plástico, outros).

Orientação: Danielle Conde Jorge da Silva. Público: a partir de 8 anos.
 

Mercado Samba da Vela - abril 04, 11, 18 e 25 (segundas-feiras), das 20h às 24h

Encontro de novos e consagrados sambistas numa roda de samba que traz letras e músicas inéditas, onde a vela marca o início e o final das apresentações e as palmas marcam o ritmo. Orientação: Comunidade Samba da Vela.


TERÇA-FEIRA
 
Ensaios da Camerata de Flauta-Doce - abril 05, 12, 19 e 26 (terças-feiras), das 8h30 às 10h30

Camerata de Flauta Doce, integra o Núcleo de Música da Casa de Cultura e reune pessoas da mais diversas áreas. Coordenação: Sílvia Luisada

 
Oficina de Teoria Musical - abril 05, 12, 19 e 26 (terças-feiras), das 10h30 às 11h30

Formação básica de teoria musical, inclui leitura de partituras, técnica de instrumentos e desenvolvimento rítmico. Coordenação: Sílvia Luisada
 

Oficina de Iniciação à Flauta Doce - abril 05, 12, 19 e 26 (terças-feiras), das 11h30 às 12h30

Iniciação musical através da flauta doce. Busca fomentar o Núcleo de Música e despontar talentos para a Camerata de Flauta Doce. Coordenação: Sílvia Luisada

 
Projeto Lembranças - abril 05, 12, 19 e 26 (terças-feiras), das 15h às 17h

Resgate oral e documental da história dos migrantes que escolheram Santo Amaro, o material adquirido  nas entrevistas ficará à disposição de pesquisadores no Mercado. Coordenação: Míria de Moraes
 
 
QUARTA-FEIRA
 
Ensaios do Canto Coral - abril 06, 13, 20 e 27 (quartas-feiras), das 10h às 12h

Com repertório de músicas eruditas e populares, realiza apresentações semestrais, além de participações com a Orquestra da Casa de Cultura de Santo Amaro em diversos eventos ao longo do ano, na última 5ª feira do mês das 10h às 12h, ensaio geral com a Orquestra da Casa de Cultura. Corrdenação: Silvia Luisada. Inscrições abertas o ano todo.
 

Oficina de Danças Árabes - abril 06, 13, 20 e 27 (quartas-feiras), das 14h às 16h30

Possibilita um encontro com a cultura árabe, buscando iniciar os participantes nas danças árabes através do trabalho corporal e da pesquisa de danças folclóricas. Coordenação: Grupo Samaay
 

Mercado das Letras - Sarau Literomusical - abril 06, 13, 20 e 27 (quartas-feiras), das 20h às 22h

Encontro de poetas que buscam incentivar a produção literária, a formação de autores infanto-juvenis, promover e participar de cursos, palestras e oficinas, além de encontros e eventos literários, facilitar o acesso a concursos literários e contribuir para a consolidação de nossa identidade sócio cultural.


Dia 06 - Dia do Conto - aberto a todos que gostam e que querem apresentar, ouvir ou aprender sobre o gênero. Responsável: Sonia Pereira - escritora.

Dias 13 e 20 - homenagem ao poeta santamarense Paulo Eiró (15/04/1836 -27/06/1871), serão apresentadas poesias e palestra sobre a vida do poeta. Coordenação: Míria de Moraes.

Dia 27 - sarau lítero-musical em homenagem ao "Dia do Índio" - participação de Mazza Hutila e outros poetas.


QUINTA-FEIRA
 
Ensaios da Orquestra - abril 07, 14, 21 e 28 (quinta-feira), das 9h às 12h

Formada por pessoas da comunidade, está com inscrições abertas, recebendo músicos para teste que queiram integrar a Orquestra. Preferencialmente naipes de sopro e cordas. Regência: Silvia Luisada.
 

Mercado da Terceira Idade - abril 07, 14, 21 e 28 (quinta-feira), a partir das 13h

Espaço aberto à terceira idade, onde são realizadas inúmeras atividades tais como técnicas de relaxamento, oficinas de canto, dança, desfiles, etc.


Lian Gong - das 13h30 às 14h00 - todos os dias, aliando conhecimentos da medicina ocidental aos princípios de milenares artes corporais chinesas, mostra-se eficaz, entre outras coisas, na prevensão e tratamento de dores e doenças, aumentando a energia vital. Orientação: Denise Gehring


dia 07 - Contar e Gostar é só Começar, às 15h
  - objetiva despertar o gosto de contar histórias, integrar gerações, desenvolver a imaginação e a criatividade. Orientação: Denise Ghering e Iracy Vivian Cardoso


Concerto Vespertino - Mercado da Terceira idade - abril 14 (quinta-feira), às 15h

Exposição de fotos, programas de recital e material de imprensa sobre o duo pianistico Clélia Ognibene e Sylvia Maltese. Na primeira parte será lançado o CD "Música Brasileira par Piano a Quatro Mãos - Miguéz - Levy - Napoleão" e apresentado o vídeo gravado em recital na Pinacoteca Benedito Calixto em Santos. Na seqüência o Duo Maltese - formado pelas pianistas Ida e Sylvia Maltese, interpretam obras de Ernesto Nazareth.
 

Baile no Mercado da Terceira Idade - abril 28 (quinta-feira), das 15h às 18h
Tradicional shows/baile para a terceira idade, realizado mensalmente, sempre com música ao vivo.
 

SÁBADO
 
Oficina de Capoeira - abril 02, 09, 16, 23 e 30 (sábados), das 10h às 12h30

Busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica através da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Coordenação: Formiguinha (Alex de Sousa Santos).
 

Oficina de Iniciação Teatral - abril 02, 09, 16, 23 e 30 (sábados), das 14h às 16h

Destinada a criar um Grupo Teatral, busca através de jogos de cena e técnicas de improviso,   despertar o interesse para representar ou outras funções que o teatro abriga. Orientação  Técnica:  Pedro Canovas. Inscrições abertas

 
Concertos no Mercado - abril 30 (sábado), às 20h

Abrindo a temporada de 2005, a Camerata Vassileva, interpreta obras de Bach, Mozart, Verdi e Vivaldi, além de compositores brasileiros.
 
 
DOMINGO
 
Mercado Sertanejo - abril 10 e 24 (domingos), das 15h às 19h30

Ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, comandado pelo "Rouxinóis do Sertão" - Cida e Silva, onde é apresentada a legítima e boa música caipira.
 
  _____ 

 

UNIDADE II - PAÇO CULTURAL JÚLIO GUERRA


Inaugurada em 1928, como sede da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, passou a sede da subprefeitura em 1935, quando Santo Amaro deixou de ser município.
Após esse período, teve diversas destinações até que em 1996 foi incorporado à Secretaria Municipal de Cultura.
 
Praça Floriano Peixoto, 131
(em frente à Subprefeitura Santo Amaro)
São Paulo - SP / Telefax: (11) 5548-1115
ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br <mailto:ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br>
 
  _____ 

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2004


ESPAÇO NO PAÇO
permanente, das 9h às 17h

Área de convivência para os usuários dos serviços do Paço como também para freqüentadores da Praça, contamos com revistas, jogos de damas, xadrez e dominó e local para descanso e conversa. 
  _____ 

EXPOSIÇÃO AFRO MODA
08.março a 10.abril - 2ª a 6ª, das 9h às 18h

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a estilista  e designer Marisa Moura expõe adereços, bijuterias e  tecidos de inspiração afro
 
  _____ 

 
TERÇA-FEIRA
 

Dinâmica de Capoeira
- abril 05, 12, 19 e 25 (terças-feiras), das 14h às 15h

Com movimentos lentos e cadenciados o participante da oficina desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e o senso musical. Tem como público alvo a terceira idade. Orientação: Mestre Tigrão.

 
Fórum e Mostra Cultural da Terceira Idade da Zona Sul - abril 19 (terça-feira), das 9h às 12h
   
Encontro e mostra cultural de grupos da terceira idade das regiões de Santo Amaro e Cidade Ademar, espaço democrático onde se debate políticas pública e se abordam temas como a cidadania e a qualidade de vida, além de mostra de artesanato e artística realizado pelos participantes.

 
SEXTA-FEIRA
 
Tricotando e Fuxicando - abril 08, 15 e 29 (sextas-feiras), das 16h às 18h

Resgatando trabalhos manuais, a oficina de Tear - objetiva formar um núcleo de convivência para senhoras. Orientação: Odete Pereira da Silva

 
Matriz África - abril 29 (sexta-feira), das 19h30 às 21h30

Espetáculo poético musical: "Raizarte II" - que divulga a cultura afro brasileira, haverá música, poesia e dança.

 
SÁBADO

 
Tricotando e Fuxicando - abril 02 e 16 (sábado), das 14h às 15h e 16h às 17h

Resgatando trabalhos manuais, as oficinas de Vagonite (bordado com linha) e de Bordado com Fita, objetivam formar um núcleo de convivência para senhoras. Orientação Vanda Galani.
 

Leitor... Livro... Mente e um Coração
- abril 16 (sábado), das 10h às 12h

atividade de leitura e reflexão a partir de um texto previamente escolhido na reunião anterior. O objetivo do projeto é o incentivo à leitura, não só de textos da literatura e poesia como também de ensaios, obras técnicas e textos inéditos. Livro escolhido: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.


Universo Musical - abril 30 (sábado), das 14h às 18h

Apresentação de compositores, músicos, cantores e gêneros musicais dos mais diversos, que se apresentem com músicas próprias.
 
 
DOMINGO
 
A Arte do Xadrez - abril 24 (sábado), das 14h às 18h

Atividades de iniciação ao xadrez e eventos públicos, apoio ao projeto Espaço no Paço, organização da Galeria de Xadrez Borba Gato.