Prefeitura organiza Mega Cata-Bagulho

O cenário nas principais galerias pluviais da cidade é, muitas vezes, surpreendente. No lugar por onde deveriam passar somente as águas das chuvas, aparecem colchões, pedaços de madeira e até eletrodomésticos. De objetos sem uso, esses entulhos acabam se transformando numa das principais causas de enchente em São Paulo.

Um trabalho de prevenção vem sendo feito pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com a ajuda da Secretaria de Participação e Parceria. Trata-se da campanha “Cata-Bagulho”, cujo principal objetivo é recolher objetos em desuso antes que sejam jogados nos córregos. Em três meses de operação foram recolhidas mais de mil toneladas de objetos.

No próximo sábado(16), o evento terá uma edição especial. Pela primeira vez, todas as subprefeituras irão participar da operação, batizada de “Mega Cata-Bagulho”. Cada uma elegeu um distrito de sua região, onde serão distribuídos panfletos informativos sobre onde e quando deixar os objetos. Cerca de 30.000 folhetos foram confeccionados.
 
Depois de recolhido, o material será levado para um terreno para ser selecionado. Organizações não-governamentais (ONGs) e outras instituições, como as Casas André Luiz, estarão no local para separar os objetos que ainda puderem ser aproveitados. O restante será encaminhado para os aterros da Prefeitura. A expectativa da Secretaria das Subprefeituras é recolher 1.200 toneladas de entulho.

“Dependendo da quantidade das chuvas, um simples sofá pode causar um alagamento de grandes proporções”, diz o geólogo Joon Kin, que há mais de 10 anos vem trabalhando nos trechos do córrego Pirajuçara que passam pelo Campo Limpo. Ele conta que já viu de tudo em meio às águas. “Até um veículo eu já vi durante a limpeza”, diz.

Vale lembrar que o objetivo do Cata-Bagulho é recolher objetos em desuso, como colchões, móveis e livros. Restos de construção civil, assim como lixo, não serão coletados. Para pedir esse tipo de limpeza, o cidadão deve ligar no 156.

Na região que abrange a subprefeitura de Santo Amaro, a operação começará a partir das 9 horas da manhã. Vale lembrar a importância da ajuda do munícipe nesse trabalho. Participe você também com um gesto de cidadania!!