Chocolate, vinho e café fazem bem

Que doce prazer aquela barrinha de chocolate nos dá, às vezes barrona, ninguém é de ferro, não é? Dizem os especialistas que o chocolate estimula a mesma área do cérebro que provoca o prazer sexual. Ah! Uma vantagem: chocolate não tem risco de AIDS, blenorragia, herpes genital, sífilis... Madre de Dios, prefiro chocolate!

A desvantagem: calorias! Por isso, após comer chocolate, em geral, sente-se algum remorso. Ora, para os devidamente abençoados pelos Padres no casamento têm a solução ideal: sexo para exercitar, fortalecer os músculos e prazer e chocolate para repor as energias e prazer.

E se você é um chocólatra saiba que o chocolate moderadamente consumido faz bem para a saúde. A conclusão é dos pesquisadores da Harvard School of Public Health. Pode comer sem culpa! Porque os pesquisadores concluíram que o chocolate prolonga a expectativa de vida em um ano.

A pesquisa abrangeu 7.800 homens e considerou outros aspectos como idade, peso, exercícios físicos, consumo de fumo e álcool. A conclusão: chocolate e longevidade estão juntos.

Acredita-se que essa longevidade causada pelo chocolate é devido aos polifenóis, que agem como antioxidantes destruindo os radicais livres do organismo. Os radicais livres estão associados a doenças degenerativas, incluindo câncer, enfisema, asma e as cardiopatias. Os polifenóis também são encontrados no vinho tinto. Que maravilha! Vinho também faz bem! Porém, a mesma quantidade (peso) de chocolate tem 3 vezes mais que o vinho. Sem discussão: vinho no almoço e chocolate de sobremesa!

Outro tido como vilão é o café. Acusado de destruir neurônios do cérebro, o café está mostrando o seu lado positivo. Uma pesquisa feita pela Universidade de Oakland, que acompanhou mais de 128 mil pessoas durante dez anos, comprovou que o índice de suicídios entre os que bebem café é 50% menor que entre os que não bebem. Também já foi constatada uma incidência de câncer colo-retal 24% menor entre os consumidores de café.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou que o consumo de álcool é sete vezes maior entre aqueles que não tomam café.

O café que consumimos para nos despertar no desjejum ou quando estamos cansados, ao que tudo indica, além da cafeína, que atua como estimulante, contém também ácidos clorogênicos que produzem sensações de alegria e bem estar. Vai aqui o meu conselho para os maus patrões: o empregado é motivado pelo reconhecimento, pela satisfação e pelo salário, se sua empresa não satisfaz nenhum dos três ítens estimulantes, então sirva um café forte e bom!

Como vimos, nem tudo que parece é! O que aparentemente faz mal em excesso é benéfico quando consumido moderadamente. Assim fica a receita: refeições regadas a vinho tinto, chocolate (sorvete, mousse  etc) de sobremesa e um cafezinho. Ah, sim! E, para os casados, sexo! Moderadamente porque o excesso baixa as defesas, ok?

 

Fonte: Mário Eugênio Saturno - Tecnologista Sênior da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (www.fafica.br)