Prefeitura lança novo padrão para as calçadas da cidade

Depois de três meses de estudo, a Prefeitura de São Paulo tem em mãos um novo projeto arquitetônico para as calçadas da cidade. A proposta, que promete facilitar a vida de pedestres e cadeirantes, será apresentada no dia 11 de maio, durante o Fórum Paulistano de Passeio Público.

De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, responsável pelo estudo, são vários os obstáculos que costumam prejudicar a passagem pelas calçadas: buracos, desníveis, vegetação agressiva e lixo são os mais comuns. “A conservação das calçadas é uma obrigação do proprietário do imóvel. A função da prefeitura é fiscalizar esse trabalho, além de apresentar propostas de reforma. Por isso organizamos esse fórum”, explica o arquiteto José Renato Melhem, da Secretaria das Subprefeituras.

O público alvo do evento é formado por profissionais do setor público e privado, alunos e professores das áreas de arquitetura e engenharia, representantes de ONGs e, principalmente, paulistanos interessados em conhecer o novo projeto para as calçadas. Durante o fórum serão distribuídas cartilhas para reforma do passeio público.

Além do seminário, os participantes também terão acesso a uma feira de exposições montada especialmente para o evento. Ali serão apresentados materiais utilizados na construção e manutenção de praças, assim como cases de sucesso em São Paulo.

Evento terá três painéis temáticos


O evento está organizado em três painéis temáticos. O primeiro traz um olhar e uma investigação sobre o problema da qualidade e segurança das calçadas paulistanas. Serão três palestras e um debate com a platéia. Na seqüência o seminário cuidará da questão da legislação que disciplina o assunto, bem como de aspectos relacionados à acessibilidade e ao planejamento urbanístico e preservação ambiental. Por fim, no terceiro e último painel serão apresentadas propostas e discutidos encaminhamentos para o equacionamento dos problemas. Neste painel discussões sobre critérios de projetos, enterramento de componentes da infra-estrutura urbana e apresentação do “Movimento Colméia”, da Vila Olímpia, bairro paulistano e da Campanha “Calçada Legal”, promovida pela Associação Brasileira de Pedestres em São Paulo – ABRASPE. Debates, conclusões do Fórum e apresentação de uma “Carta Compromisso” encerram o evento e iniciam efetivamente uma jornada em prol da melhoria das calçadas paulistanas.
 
O Seminário conta com a parceria das seguintes empresas: BAYFERROX – Color for life; Bloco RENGER; CAUÊ; OTERPREM – Blocos e Pisos e da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Conta ainda com o apoio institucional da: ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas; ABRASPE – Associação Brasileira de Pedestres – São Paulo; Asbea – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade; do Instituto de Arquitetos de São Paulo; do Instituto de Engenharia de São Paulo; Metrô; Sinaprocim e Simprocim – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento; SindusCon – Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo e do Viva o Centro.

 

Fórum Paulistano de Passeio Público
Data: 11 de maio de 2005
Horário: 8h30 as 18h30
Local: Palácio das Convenções do Anhembi, Sala Elis Regina
Público esperado: 800 pessoas
Inscrições pelo telefone 5031-2707.