Entregue Unidade Básica de Saúde à população da Zona Sul

A UBS Campo Grande, na região de Santo Amaro, atende desde o início do mês a cerca de 250 pessoas por dia

O prefeito José Serra entregou oficialmente no último dia 25, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Grande, no Jardim Campo Grande, região da subprefeitura de Santo Amaro. “O importante nesta unidade é o bom astral dos funcionários, o que torna o atendimento mais acolhedor”, elogiou o prefeito. “A Secretaria de Saúde da Prefeitura está investindo e investirá muito mais na humanização do setor de Saúde. Queremos todos - médicos, enfermeiros, porteiros, recepcionistas e auxiliares - empenhados em trabalhar nessa direção e com esse objetivo”, acrescentou Serra.

Acompanharam o prefeito na cerimônia de entrega e na visita à UBS Campo Grande a secretária municipal de Saúde, Maria Cristina Cury, os secretários municipais Walter Feldman (Coordenação das Subprefeituras) e Gilberto Natalini (Participação e Parceria), e os subprefeitos José Antonio Barros Munhoz (Santo Amaro) e Fernando Fernandes Filho (Cidade Ademar), entre outras autoridades. A atual gestão reformou e equipou o prédio, concluído em dezembro do ano passado, de forma a poder atender à comunidade de 18 bairros da região (Jardim Luanda, Vila Anhanguera, Jardim Bélgica, Jardim Taquaral, Jurubatuba, Parque Residencial Júlia, Vila Sofia, Jardim Marajoara, Vila Isa, Vila Gea, Vila Santana, Jardim Juá, Jardim Enerstina, Jardim Itapeva, Vila São Pedro, Jardim dos Prados, Jardim Umuarama e Jardim Campo Grande), constituída de cerca de 45 mil moradores, sendo 70% dependentes do atendimento público.

Desde que abriu as portas, no último dia 4, a UBS atendeu diariamente a aproximadamente 250 pessoas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18 horas. Na unidade, a população pode marcar consultas para as especialidades Clínica, Pediatria, Ginecologia, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Nutrição, e retirar medicamentos na farmácia. A UBS Campo Grande também conta com um serviço social e uma sala de acolhimento (atendimento humanizado). Futuramente, será acrescentado o atendimento odontológico. O prefeito José Serra convocou os moradores a ajudarem na fiscalização da nova unidade. “A UBS vai ter que trabalhar direito. O usuário deve cobrar, apontar erros, porque é assim que vamos resolvendo os problemas e sanando as falhas”, disse Serra aos presentes.

O novo espaço vem se somar às cinco unidades básicas de saúde existentes na região da subprefeitura de Santo Amaro, que, no total, possui 15 equipamentos de saúde: 4 Centros de Atenção Psicosocial Adulto, um Centro de Convivência e Cooperativa, um Centro de Referência em DST-AIDS, um Centro de Referência Saúde do Trabalhador, um Centro de Testagem e Aconselhamento em DST-AIDS, um Centro de Especialidades Odontológicas e uma Unidade de Referência da Saúde do Idoso, além das UBSs. O distrito de Campo Grande, com 93 mil habitantes, só contava com uma unidade básica, a de Vila Arriete.