454 Anos - Santo Amaro fazendo História

Santo Amaro foi aldeia, vila, freguesia e município, até que um decreto a transformou em um dos bairros da cidade de São Paulo. Foi berço de heróis e figuras lendárias, como o Bandeirante Borba Gato - o caçador de Esmeraldas; o Poeta Paulo Eiró - romântico por excelência; os artistas plásticos Júlio Guerra - um dos maiores escultores da América Latina; Evandro Carlos Jardim e Wesley Duke Lee - que inclusive ganharam o mundo.

Acredita-se que Santo Amaro teria nascido antes da cidade de São Paulo, quando um cacique da tribo dos guaianases - fugindo dos descobridores portugueses que chegaram ao litoral paulista - veio parar às margens do Rio Pinheiros, ex - Jurubatuba e lá, à beira de águas limpas e cristalinas, fundou o aldeiamento Virapuéra, mais tarde denominado Ibirapuera, que significa Mata Grande.Grande e com fauna e flora exuberante.

Santo Amaro é abençoada. Ganhou nome de Santo na época da civilização, quando um casal de portugueses devotos de Santo Mauro doou a imagem à capela fundada pelos jesuítas, em torno da qual a vida começou a se organizar. No final do séc. XIX, no lugar da Capela Oficial foi construída a Igreja da Matriz - hoje conhecida como Catedral de Santo Amaro. E há 454 anos comemora-se o aniversário do bairro, no dia deste santo.

Santo Amaro foi elevado a condição de freguesia - povoação sob aspecto eclesiástico - por volta de 1686, quando o primeiro vigário, Padre João de Pontes apareceu. Naquela época, uma imensa planície deserta e desabitada, sem nome e sem ruas, separava Santo Amaro de São Paulo.O cotidiano na região era pacato e só mudou drasticamente, após a Independência do Brasil, quando começaram a chegar os primeiros colonos alemães.

Vindos de Bremen, os alemães se encantaram e adotaram o território, incentivando o desenvolvimento, até Santo Amaro atingir seu auge - na primeira metade do século vinte.  Da condição de freguesia a município, Santo Amaro passou em 1832. Francisco Antonio Chagas quem criou o movimento para emancipação de Santo Amaro, e fundou a primeira escola da região. Depois, vieram a primeira corporação musical, o primeiro jornal...

Quanto aos Santamarenses, sempre foram muito festeiros. Receberam com pompa a visita dos imperadores do Brasil, em 1866. Acompanharam com festa a abolição da escravatura, o advento da República, e a posse do primeiro prefeito - o capitão e comendador Manoel José de Moraes. 60 prefeitos o sucederam, todos escolhidos em eleições diretas, até o ano de 1935, quando o Município de Santo Amaro foi anexado à cidade de São Paulo.

 Santo Amaro tornou - se bairro, através de decreto assinado pelo interventor federal Armando Salles. Com as inaugurações das linhas de trem e de bonde e a abertura de avenidas, novos moradores chegaram de outras regiões da capital e do país, ainda na década de 30. Também chegaram os americanos. E a comunidade continuou extremamente organizada. Hoje, é uma das mais organizadas da capital e talvez do Brasil.

O bairro foi se tornando populoso. Na década de 60, surgiram loteamentos da classe média e média alta. Comercio e indústria cresceram. Nos anos 70, o bairro foi fragmentado. A Industria migrou para o interior do Estado e o perfil do bairro mudou. Hoje, Santo Amaro abriga pequenas e médias indústrias e empresas de prestação de serviços. O comércio - ameaçado pelos camelos - necessita e vai ser controlado.

Na primeira metade do século, um bonde unia Santo Amaro ao Centro de São Paulo.Hoje, mais de um milhão de pessoas passam diariamente pelo coração de Santo Amaro - no Largo Treze de Maio -Terminal de Ônibus de linhas locais e intermunicipais. A região agora é composta pelos Distritos de Campo Grande, Campo Belo e Santo Amaro, com extensão territorial aproximada de 33km 2  e população com cerca de 210. 000 pessoas.

A memória de Santo Amaro se mantém viva no Espaço Cultural Júlio Guerra, na Casa de Cultura de Santo Amaro, no Coreto da Praça Floriano Peixoto - patrimônios históricos recém preservados - e no coração de ilustres anônimos, que guardam e contam histórias. Mais que resquícios do velho tempo, temos ruas arborizadas e tranqüilas, onde se ouve o canto dos pássaros, que nos remete àquela antiga mata, onde um dia um cacique dos
guaianazes...