Revitalização do centro histórico de Santo Amaro

A subprefeitura começou o ano de 2006 festejando os 454 anos do bairro de Santo Amaro no dia 14 de janeiro, quando foram devolvidos à comunidade totalmente restaurados, espaços públicos que integram o patrimônio histórico da região – como o Paço Cultural Júlio Guerra, o Coreto da Praça Floriano Peixoto e a Casa de Cultura de Santo Amaro; e também dando início a novos projetos para garantir maior qualidade de vida à população – como a instalação de gradil na Catedral de Santo Amaro e a repaginação do Mercado Central. Quem mora, trabalha ou transita pela região sul tem notado as diferenças.

O Paço Cultural Júlio Guerra, construído em 1928 para abrigar a antiga Sede da Prefeitura do Município de Santo Amaro – que só em 1935 tornou-se bairro sendo anexado à cidade de São Paulo – e que hoje, leva o nome do consagrado artista, filho desta terra – teve as portas reabertas, dando livre acesso a exposições de artes e a oficinas de teatro, música e dança. Quanto ao Coreto da Praça, também de 1928 e que estava se deteriorando, inclusive servindo de abrigo para marginais, agora volta a se tornar ponto de encontro entre os enamorados – como era usual na década de 30. Um pouco mais antiga, a Casa de Cultura – de 1894 e onde funcionava o antigo Mercado Municipal - ainda se encontra em reforma, mas em fevereiro deve retomar sua agenda de atividades, entre elas o tradicional Samba da Vela – reunindo os amantes desta dança.

Quanto à instalação de gradil no entorno da Catedral, ex-Igreja da Matriz – construída exatamente no ponto onde ficava a capela fundada pelos jesuítas no período colonial – tem como objetivo salvaguardar a área para a freqüência de fiéis. Já o Mercado Central de Santo Amaro vem conquistando maior clientela desde 2005 e devido ao aumento registrado no movimento de consumidores, passou a abrir as portas nos feriados, desde o último dia 25 – data do aniversário da cidade de São Paulo.