Biblioteca Municipal Belmonte

Programação de Fevereiro

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL BELMONTE
 
Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro
Tel.: 5687-0408
email: bmbelmonte@yahoo.com.br
 

CARNAVAL BOTINA AMARELA (fotos e memórias)

06 a 28/02/06

A Biblioteca Belmonte convidou personalidades nascidas e/ou radicadas no bairro-cidade, para escreverem sobre suas memórias do carnaval das décadas de 50 e 60. O resultado destes ricos depoimentos está  em estandartes estilizados no saguão da Biblioteca e enriquecidos com fotos de acervos pessoais e mostram performances carnavalescas dos bailes nos cines São Francisco e Marabá. Consultoria: Pesquisador João Elias, Arquivo Histórico da Gazeta de Sto.Amaro, Historiadora Maria Helena Berardi e memórias de Zezinho Campos.

 

A BIBLIOTECA BELMONTE ABRE ALAS E  ANUNCIA O CARNAVAL NA PASSARELA DA PESQUISA
21/02/2006 – das 14h às 17h
A história do carnaval desde o entrudo passando pelos corso, cordões, marchinhas, blocos , fantasias, bailes, tudo isto será revisitado na  ampla sala de pesquisa (baseada no livro SANTO AMARO, MEMÓRIA E HISTÓRIA, da Profa. Maria Helena Berardi), quando leitores  de 3  gerações comparecem de pierrôs, arlequins, colombinas, índios, odaliscas e piratas. Após  a pesquisa, os leitores-foliões recebem letras das famosas marchinhas e formam um animado coral dançante ao som  ao vivo a cargo de Escurinho do acordeon e sua gente.   Horário agendado -  A HORA ENCANTADA As contadoras de história IRACY VIVAN CARDOSO E ANDREA DE SOUSA, recebem grupos previamente agendados para contação de histórias e visita monitorada à biblioteca.   CULTURA POPULAR - EXPOSIÇÃO PERMANENTE 2a/ 6a Feira-das 9 às 17h Núcleo de Cultura Popular, tem exposição permanente  de cordéis, objetos, utensílios e artigos que são ícones da cultura popular do Brasil: no mês de fevereiro destaca-se uma instalação de um bloco de maracatu, tão presente e apreciado no carnaval do nordeste.

 

Dias 13, 15, 17, 20, 22 e 24/02/06 - Horário Fixo: 10h e 14h - Vídeo Documentário: De Repente Santo Amaro -

Produzido por jovens do Curso Resgate Histórico Através do Audiovisual, que exibe cenas e depoimentos que marcam e contam a história do bairro.