Melhora atendimento na área da Saúde em Santo Amaro

A Secretaria Municipal da Saúde, com auxílio da Subprefeitura Santo Amaro, está reformando e ampliando Unidades Básicas, tornando independentes o Centro de Referência de Acompanhamento Psíquico Social da Juventude e a Unidade de Referência de Saúde do Idoso e ainda, implantando o 1o Centro de Imagens - no Centro de Referência DST/AIDS.

A UBS Chácara Santo Antônio ganhou consultório odontológico, equipado com raio X e um prédio anexo no fundo - para convivência da Terceira Idade. A recém-inaugurada UBS Campo Grande também vai ganhar consultório odontológico, a sala já está sendo construída. A UBS do Jardim Aeroporto, hoje instalada na Rua Viaza, em terreno cedido pelo Departamento de Estrada e Rodagem, deve ter sua área ampliada com a cessão de casa construída em terreno anexo, a ser cedido também pelo DRE.

Quanto à UBS Santo Amaro, está mudando de endereço. Em breve, passará a funcionar com instalações mais adequadas, em prédio com área de 600 m², na Rua Padre José Anchieta. No que diz respeito ao Centro de Acompanhamento Psíquico Social da Juventude e à Unidade de Referência de Saúde do Idoso, que funcionavam dentro da UBS Santo Amaro, vão ganhar sedes próprias, tornando - se independentes.

O CAPS Juventude será transferido para prédio reformado e adaptado para atendimento específico na Rua Iguatinga, e a Unidade de Referência de Saúde do Idoso deve ir para Rua Vieira de Moraes - onde além de novas instalações, passará a contar com profissionais especializados: cardiologista, endocrinologista, dermatologista e gastroenterologista. Serviço de Atendimento Domiciliar vai ser disponibilizado para moradores do Campo Belo - região escolhida por apresentar o maior número de idosos, entre os Distritos que compõem a Subprefeitura.

A grande conquista é a implantação do Centro de Imagens Santo Amaro no prédio do Centro de Referência DST/AIDS, situado à Rua Carlos Gomes. Deve ser inaugurado em aproximadamente 30 dias e vai contar com 2 equipamentos de ultra-som, 1 equipamento de radiologia médica e outro de radiologia odontológica.

A Supervisão de Unidades de Vigilância (Epdemiológica, Sanitária e Ambiental) à Saúde e o Almoxarifado também mudaram de endereço há pouco tempo, deixando um prédio locado na Rua Cancioneiro Popular e passando a funcionar em prédio público, na Rua Padre José de Anchieta.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Subprefeitura Santo Amaro, com essas mudanças de endereço de Equipamentos da Saúde (CAPS, URSI, UBS Santo Amaro e SUVIS Santo Amaro), além de tornar algumas Unidades independentes e oferecer melhor atendimento à população, conseguiram uma economia para os cofres públicos de cerca de R$ 58 mil ao mês, que correspondem a R$ 696 mil por ano.