Comércio ambulante começa a ser organizado em Santo Amaro

O comércio ambulante, que nos últimos 20 anos vinha alcançando proporções incontroláveis em Santo Amaro, começa a ser organizado por meio de projeto para implantação de Pop Centros - do poder público e da iniciativa privada - e de ações da fiscalização.

No início do ano, foi proibida a permanência de camelôs na porta da Subprefeitura e no acesso à Catedral. Em seguida, a Subprefeitura locou espaço com 5.200 m² na Rua Belmiro Sampaio, dando início à reforma para implantação do 1º Pop Centro. A inauguração está prevista para março, quando 220 ambulantes passam a trabalhar legalmente, através de sublocação. Ao todo, o espaço deve acomodar cerca de 500 camelôs.

A iniciativa privada adotou a idéia e o 2º Pop Centro Santo Amaro, que conta com cerca de 3.500 m², também deve ser inaugurado em março, com entradas pela Rua Lopes Leão com Praça Dona Benta e Rua Vera Cruz, onde 800 boxes devem ser disponibilizados para locação - sendo cerca de 190 na primeira etapa.

Além da implantação dos Pop Centros, a Subprefeitura dá continuidade a ações para remoção dos ambulantes irregulares. No início de fevereiro, os fiscais retiraram cerca de 50 camelôs e siris do Bolsão de Ônibus da Av. Adolfo Pinheiro, que impediam a parada dos coletivos, colocando em risco o embarque de passageiros. Novas ações já estão programadas e a fiscalização deve ser intensificada com a chegada de novos fiscais, contratados pela Prefeitura.