Casa de Cultura Santo Amaro

Programação de Abril

 

CASA DE CULTURA SANTO AMARO
 

  CADASTRO CULTURAL

mensal, das 9h às 18h

A Casa de Cultura Santo Amaro - unidades: Manoel Cardoso de Mendonça e Júlio Guerra, realizam cadastramento permanente de artistas, artesãos e profissionais que atuam das mais diversas áreas da cultura.

 

  PARTICIPE! TEATRO VOCACIONAL

Você que participa ou participou de grupo teatral, estamos oferecendo, através de um Profissional de Teatro, orientação técnica gratuita para pesquisa e desenvolvimento do seu projeto, auxiliando grupos na escolha de peça; no processo mais adequado para ensaios; na construção de cenas e personagens... Venha trocar experiências com outros grupos e atores, participando de saraus, mostras, leituras...

Se você é iniciante, também pode participar, pois há turmas sendo montadas para quem está iniciando a experiência do fazer teatral.

 

  UNIDADE I - MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA

instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1897, cumpriu papel importante no abastecimento de São Paulo.

Após seu fechamento 1958, abrigou inúmeras atividades, até que em 1980 foi incorporado à Secretaria Municipal de Cultura.

 

Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434

(altura do n.º 820 da av. João Dias / em frente a Biblioteca Kennedy)

São Paulo - SP - CEP 04751-070

Telefax: (11) 5522-8897 / Telecom: (11) 5691-0164

ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2006

  POESIA NO ALPENDRE

mostra permanente, das 9h às 18h

Mural de poesias e crônicas - valorizando e incentivando a produção literária, organizamos mensalmente mostra literária com obras de diversos autores. Os interessados em expor suas obras deverão digitá-las em papel A4 e fonte 12 ou 13, em duas cópias e enviá-las aos cuidados de Miria Moraes.

 

  SALA RACHEL PELUSO

Visitas à sala dedicada à pianista, regente, compositora e professora Rachel Peluso, suas memórias, composições, comendas, objetos pessoais, livros, etc.

segundas-feiras agendamento: Silvia Luisada - 5522-8897 / 5691-0164.

 

 

  SEGUNDA-FEIRA

  TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL

das 15h às 18h

Tem como proposta trabalhar com o grupo os rudimentos da linguagem, estimulando com atividades que dêem uma noção global da criação de um acontecimento teatral por meio de exercícios com a linguagem teatral contribuir para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente e apto a organizar sua ação e seu discurso segundo seus interesses.

Orientação: Juliane Pimenta.

  MERCADO SAMBA DA VELA - PRIMAVERA

das 20h30 às 24h

Encontro de novos e consagrados sambistas numa roda de samba que traz letras e músicas inéditas, onde a vela marca o início e o final das apresentações e as palmas marcam o ritmo. Orientação: Comunidade Samba da Vela.

 

  TERÇA-FEIRA

  ENSAIOS DA CAMERATA DE FLAUTA-DOCE

das 9h00 às 10h30

ensaio aberto com os integrantes da Camerata que integra o Núcleo de Música da Casa de Cultura e reúne pessoas da comunidade.

Orientação: Francisco Joca e Sueli Medeiros

  OFICINA DE INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE

das 10h30 às 11h30

iniciação musical através da flauta-doce. Busca fomentar o Núcleo de Música e despontar talentos para a Camerata de Flauta-Doce da Casa.

Orientação: Orientação: Francisco Joca e Sueli Medeiros (em andamento)

  OFICINA DESENHO E PINTURA

das 14h às 16h

Busca desenvolver em 12 encontros, a percepção do olhar, ampliando os espaços, através do desenho de observação da paisagem urbana, do entorno da Casa, usando técnicas da produção de tintas.

Coordenação: Ana André

  PROJETO LEMBRANÇAS

das 15h às 17h

resgate oral e documental da história dos migrantes que escolheram Santo Amaro. Para participar, basta comparecer nos dias especificados e relatar sua história. O material adquirido nas entrevistas ficará à disposição de pesquisadores no Mercado.

Coordenação: Míria de Moraes

  MERCADO DAS LETRAS - SARAU LITEROMUSICAL

das 20h às 22h

Encontro de pessoas interessadas em literatura, que buscam incentivar a produção literária, a formação de autores infanto-juvenis, promover e participar de cursos, palestras e oficinas, além de encontros e eventos literários, facilitar o acesso a concursos literários e contribuir para a consolidação de nossa identidade sócio cultural.

Coordenação: Míria de Moraes.

 

·     Dia 04 - atividade literária

·     Dia 11 - atividade literária

·     Dia 18 - Encontro com a escritora Eunice Arruda

·     Dia 25 - Sarau Literomusical

 

  QUARTA-FEIRA

  ENSAIOS DO CORAL E CORO

das 10h às 12h

Com repertório de músicas eruditas e populares, realiza apresentações. Inscrições abertas para o Coral.

Orientação: Sueli e Iara.

  OFICINA DE DANÇAS ÁRABES

das 14h às 15h30

Possibilita um encontro com a cultura árabe, buscando iniciar os participantes nas danças através do trabalho corporal e da pesquisa.

Orientação: Teresa Paz.

  TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL

das 16h às 19h

Tem como proposta trabalhar com o grupo os rudimentos da linguagem, estimulando com atividades que dêem uma noção global da criação de um acontecimento teatral por meio de exercícios com a linguagem teatral contribuir para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente e apto a organizar sua ação e seu discurso segundo seus interesses.

Orientação: Juliane Pimenta.

  OFICINA DE CANTO

das 20h às 22h

Busca iniciar os participantes no canto solo, usando técnicas de respiração, apoio e ressonância, trabalhando repertório variado.

Orientação: Cristina Allemann

 

  QUINTA-FEIRA

  ENSAIOS ABERTO DA ORQUESTRA

das 9h às 12h

formada por integrantes da comunidade, realiza ensaios todas as quintas-feiras, trabalhando repertório erudito e popular. Seus ensaios são aberto para apreciação da comunidade.

Regente convidado substituto: Sérgio Chnee

  MERCADO DA TERCEIRA IDADE

a partir das 14h

Espaço aberto à terceira idade, onde são realizadas inúmeras atividades tais como técnicas de relaxamento, oficinas de canto, dança, desfiles, etc.

 

·     Lian Gong - das 14h00 às 14h30, aliando conhecimentos da medicina ocidental aos princípios de milenares artes corporais chinesas, mostra-se eficaz, entre outras coisas, na prevenção e tratamento de dores e doenças, aumentando a energia vital.

Orientação: Denise F. Gehring.

·     Roda de Conversas – (exceto dia 27) das 14h45 às 15h30, espaço de convivência e informações.

·     Danças Populares – (exceto dia 27) das 15h30 às 17h50, vivências de dança com a professora Sundária Nascimento.

  BAILE DA LIBERDADE - TERCEIRA IDADE

Adas 15h às 18h

Tradicional shows/baile para a terceira idade, realizado mensalmente, sempre com música ao vivo. Coordenação: Denise F. Gehring

 

  SÁBADO

  OFICINA DE GAITA

das 08h às 10h

setembro 10, 17 e 24 (sábados), das 10h às 12h30

busca iniciar no aprendizado do instrumento através de noções básicas de teoria musical, trabalhando repertório variado do MPB ao Blues. A partir dos 12 anos.

Orientação: Ailton Rios

  OFICINA DE CAPOEIRA

das 10h às 12h30

Busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica através da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira.

Orientação: Formiguinha (Alex de Sousa Santos).

  WORSHOP - BALLET CLÁSSICO - "INICIANTES"

das 16h às 18h

A parceria com o "Studio de Dança Márcia Pee", proporcionou a Casa de Cultura realizar 4 workshops de dança. Neste primeiro encontro apresentaremos um rápido resumo da história da

dança e o ballet clássico, seguido de aula para os iniciantes. A partir dos 7 anos completos. Vagas limitadas: 25 pessoas. Não percam em maio "Contemporâneo para Iniciantes".

Orientação: Márcia Pee

  CONCERTOS NO MERCADO

às 20h

Recital com a Orquestra Filarmônica Santo Amaro, apresenta obras eruditas e populares sob a regência do maestrina Silvia Luisada e maestro convidado Sérgio Chnee.

 

  DOMINGO

  MERCADO SERTANEJO

das 15h às 19h30

Ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, comandado pelo "Duo Rouxinóis do Sertão", onde é apresentada a legítima e boa música caipira.

Orientação: Cida e Silva