Casa de Cultura Santo Amaro

Programação Maio/06

UNIDADE I - MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434
(altura do n.º 820 da av. João Dias / em frente a Biblioteca Kennedy)
São Paulo - SP - CEP 04751-070
Telefax: (11) 5522-8897 / Telecom: (11) 5691-0164
ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br
 
PROGRAMAÇÃO MAIO 2006
 
POESIA NO ALPENDRE - mostra permanente, das 9h às 18h
Mural de poesias e crônicas - valorizando e incentivando a produção literária, organizamos mensalmente mostra literária com obras de diversos autores. Os interessados em expor suas obras deverão digitá-las em papel A4 e fonte 12 ou 13, em duas cópias e enviá-las aos cuidados de Míria Moraes.

SALA RACHEL PELUSO
Visitas à sala dedicada à pianista, regente, compositora e professora Rachel Peluso, suas memórias, composições, comendas, objetos pessoais, livros, etc.
segundas-feiras agendamento: Silvia Luisada - 5522-8897 / 5691-0164
 
SEGUNDA-FEIRA

 
TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL
das 15h às 18h
Tem como proposta trabalhar com o grupo os rudimentos da linguagem, estimulando com atividades que dêem uma noção global da criação de um acontecimento teatral por meio de exercícios com a linguagem teatral contribuir para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente e apto a organizar sua ação e seu discurso segundo seus interesses. Orientação: Juliane Pimenta.
 
MERCADO SAMBA DA VELA - OUTONO
das 20h30 às 24h
Reunião de novos e consagrados sambistas em roda de samba que apresenta letras e músicas inéditas, onde a vela marca o início e o final das apresentações e as palmas marcam o ritmo. Dia 22, ESPECIAL ANIVERÁRIO, comemorando os 109 anos da construção do prédio do Mercado Velho de Santo Amaro. Orientação: Comunidade Samba da Vela.

TERÇA-FEIRA
 
ENSAIOS DA CAMERATA DE FLAUTA-DOCE

das 9h00 às 10h30
ensaio aberto com os integrantes da Camerata que integra o Núcleo de Música da Casa de Cultura e reúne pessoas da comunidade. Orientação: Francisco Joca e Sueli Medeiros
 
OFICINA DE INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE
das 10h30 às 11h30
iniciação musical através da flauta-doce. Busca fomentar o Núcleo de Música e despontar talentos para a Camerata de Flauta-Doce da Casa. Orientação: Orientação: Francisco Joca e Sueli Medeiros (em andamento)
 
OFICINA PERSEPÇÃO DO OLHAR - DESENHO E PINTURA
das 14h às 16h
Busca desenvolver em 12 encontros, a percepção do olhar, ampliando os espaços, através do desenho de observação da paisagem urbana, do entorno da Casa, usando técnicas da produção de tintas. Coordenação: Ana André (em andamento)
 
PROJETO LEMBRANÇAS
das 15h às 17h
resgate oral e documental da história dos migrantes que escolheram Santo Amaro. Para participar, basta comparecer nos dias especificados e relatar sua história. O material adquirido nas entrevistas ficará à disposição de pesquisadores no Mercado. Coordenação: Míria de Moraes
 
MERCADO DAS LETRAS - SARAU LITEROMUSICAL
das 20h às 22h
Encontro de pessoas interessadas em literatura, que buscam incentivar a produção literária, a formação de autores infanto-juvenis, promover e participar de cursos, palestras e oficinas, além de encontros e eventos literários, facilitar o acesso a concursos literários e contribuir para a consolidação de nossa identidade sócio cultural. Coordenação: Míria de Moraes.
 
·           Dia 02 a 23 - atividade literária
·           Dia 30 - Sarau Literomusical
 
QUARTA-FEIRA
 
ENSAIOS DO CORAL E CORO

das 10h às 12h
Com repertório de músicas eruditas e populares, realiza apresentações. Inscrições abertas para o Coral. Orientação: Sueli e Iara.
 
OFICINA DE DANÇAS ÁRABES
das 14h às 15h30
Possibilita um encontro com a cultura árabe, buscando iniciar os participantes nas danças através do trabalho corporal e da pesquisa. Orientação: Teresa Paz.
 
TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL
das 16h às 19h
Tem como proposta trabalhar com o grupo os rudimentos da linguagem, estimulando com atividades que dêem uma noção global da criação de um acontecimento teatral por meio de exercícios com a linguagem teatral contribuir para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente e apto a organizar sua ação e seu discurso segundo seus interesses. Orientação: Juliane Pimenta.
 
OFICINA DE CANTO
das 20h às 22h
Busca iniciar os participantes no canto solo, usando técnicas de respiração, apoio e ressonância, trabalhando repertório variado. Orientação: Cristina Allemann

QUINTA-FEIRA
 
ENSAIOS ABERTO DA ORQUESTRA

das 9h às 12h
formada por integrantes da comunidade, realiza ensaios todas as quintas-feiras, trabalhando repertório erudito e popular. Seus ensaios são aberto para apreciação da comunidade. Coordenação e regência: Silvia Luisada
 
MERCADO DA TERCEIRA IDADE
a partir das 14h
Espaço aberto à terceira idade, onde são realizadas inúmeras atividades tais como técnicas de relaxamento, oficinas de canto, dança, desfiles, etc. Coordenação: Selma Silveira e Denise F. Gehring.
 
 
·         MAIO 04, 11 e 25, Lian Gong - das 14h00 às 14h30, aliando conhecimentos da medicina ocidental aos princípios de milenares artes corporais chinesas, mostra-se eficaz, entre outras coisas, na prevenção e tratamento de dores e doenças, aumentando a energia vital. Orientação: Denise F. Gehring.
·         MAIO 04, Roda de Conversas - das 14h45 às 15h30, espaço de convivência e informações.
·         MAIO 04, Vivendo - das 15h30 às 17h50, vivências e relaxamento com a professora Sundária Nascimento.
 
CONCURSO MISS E MISTER TERCEIRA IDADE
MAIO 11, (quinta-feira), a partir das 15h
Atividade que busca promover as relações humanas, valorizando a experiência, num desfile da elegância e simpatia.
 
IDOSOS PASSEANDO POR SAMPA

MAIO 18, (quinta-feira), das 09h às 16h30
Possibilitando acesso a cultura e lazer, em sua primeira viagem o projeto Passeando por Sampa, visita o Solo Sagrado com o Grupo Anos Dourados.
 
BAILE DA LIBERDADE - TERCEIRA IDADE
MAIO 25 (quinta-feira), das 15h às 18h
Tradicional shows/baile para a terceira idade, realizado mensalmente, sempre com música ao vivo. Coordenação: Denise F. Gehring

SEXTA-FEIRA
 
MERCADO DAS ARTES - MULTICOLORINDO A VIDA

MAIO 05 , às 20h – vernissage

MAIO 06 e 07(sábado e domingo), das 9h às 18h - visitação
A artista plástica Djanira de Souza usa das cores em óleo e acrílico sobre tela trabalha formas abstratas propondo um novo colorido a vida. Coordenação: Maria Inez Badra.
 
TEATRO VOCACIONAL - GRUPOS
MAIO 12 e 19 (domingo), das 19h às 22h
Venha experimentar princípios da linguagem teatral, construir cenas, improvisar, refletir sobre o fazer teatral. Se você participa de grupo amador, venha agendar um ensaio aberto na Casa de Cultura, trocar experiências ou receber orientação. Se nunca vivenciou o fazer teatral, aqui também é o lugar para suas primeiras experiências. Artista orientadora: Simone Shuba
·        MAIO 12 - processo de criação com o grupo Reticência, peça inspirada em Charles Chaplin;
·        MAIO 19 - processo de criação com grupo de teatro.
 
SÁBADO
 
OFICINA DE GAITA

das 08h às 10h
busca iniciar no aprendizado do instrumento através de noções básicas de teoria musical, trabalhando repertório variado do MPB ao Blues. A partir dos 12 anos.
Orientação: Ailton Rios
 
OFICINA DE CAPOEIRA
das 10h às 12h30
Busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica através da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Formiguinha (Alex de Sousa Santos).
 
WORSHOP - CONTEMPORÂNEO - "INICIANTE"
MAIO 13, das 16h às 18h
A parceria com o "Studio de Dança Márcia Pee", proporcionou a Casa de Cultura realizar 4 workshops de dança. Neste segundo encontro apresentaremos um rápido resumo da história da dança moderna e contemporânea, seguido de aula de ballet para os iniciantes. A partir dos 14 anos completos. Vagas limitadas: 25 pessoas. Orientação: Dimas Stecca
 
VIRADA CULTURAL
MAIO 20, das 15h30 às 22h00
Nos dias 20 e 21 de maio São Paulo vai viver, mais uma vez, uma grande maratona cultural de 24 horas em todas as regiões da Cidade. A Virada Cultural de 2005 introduziu um conceito novo em eventos públicos: cultura para todos, em todos os lugares. Por este motivo obteve adesão da população e da mídia. O principal objetivo da iniciativa, que já faz parte do calendário cultural de São Paulo, é levar as pessoas a se apropriarem do espaço público, assumindo e celebrando a cidade por meio da cultura.

Dia 20, das 15h30 às 22h, Grande show da União Rock Independente - unidos por um mundo melhor - projeto onde bandas do Brasil inteiro procuram ajudar umas as outras e apoiar ações sociais da CARE BRASIL, organizando festivais e coletâneas, trocando informações e experiências. Nessa coletânea estão participando bandas independentes de vários estados: Grifus, Ian, Liga Sonora, Dióxidos, Dívida Externa e outras. 

Dia 21 a 26, das 10h00 às 16h, Circo Folias do Picadeiro - oficinas, palestras e espetáculo circense.

DOMINGO
 
TEATRO VOCACIONAL - GRUPOS

MAIO 07, 21 e 28, das 9h às 13h
Venha experimentar princípios da linguagem teatral, construir cenas, improvisar, refletir sobre o fazer teatral. Se você participa de grupo amador, venha agendar um ensaio aberto na Casa de Cultura, trocar experiências ou receber orientação. Se nunca vivenciou o fazer teatral, aqui também é o lugar para suas primeiras experiências. Artista orientadora: Simone Shuba
·        MAIO 07 - do texto ao jogo - Construindo a imagem da cena a partir do texto
·        MAIO 21 - do texto a Cena - análise e estruturação de uma cena a partir do texto
·        MAIO 28 - workshop com um grupo de teatro
 
MERCADO SERTANEJO
MAIO 14, 21 e 28, das 15h às 19h30
Ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, comandado pelo "Duo Rouxinóis do Sertão", onde é apresentada a legítima e boa música caipira. Orientação: Cida e Silva.