Biblioteca Municipal Belmonte

Programação Maio/06

BIBLIOTECA MUNICIPAL BELMONTE
Rua Paulo Eiró, 525 - Sto. Amaro - F. 5687-0408
e-mail bmbelmonte@yahoo.com.br

ENTRADA FRANCA
OFICINAS

OFICINA DE TEATRO PARA SURDOS - 2as. Feiras, das 15h30 às 17h
Cia. De Teatro Manicômicos conduz oficina voltada para jovens surdos. Coord. Fabio Resende.

OFICINA DE BREAK DANCE - 3as. Feiras das 9h às 11h30
O Grupo Steady Force Crew, ministra oficina de Break Dance para jovens da Casa da Praça e adolescentes da região. Coord. Alex e Heraldo Pereira dos Santos.
TEATRO VOCACIONAL - Sábados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Para jovens e adultos a partir de 14 anos. Coord. Luciana Semensatto
 
EXPOSIÇÕES
NÚCLEO DE CULTURA POPULAR
- 2a. a 6a. das 8h30 às 16h30
Exposição permanente do Núcleo de Cultura Popular com cordéis, objetos, utensílios e artigos que são ícones da cultura popular brasileira. Exposição especial sobre o escritor João Guimarães Rosa e sua obra em comemoração aos 50 anos de publicação de "Grande Sertão Veredas".
 
CULTURA POPULAR
Dia 12/05 - 19h30 -  CANTORIA - PÉ DE PAREDE
Cantadores Repentistas do Nordeste em Santo Amaro, revezam-se no palco e desfilam improvisos rimados em decassílabos, tendo como mote assunto escolhido pelo público presente. Apoio: Associação dos Violeiros Repentistas de Santo Amaro. Produção: Adão Fernandes. Coordenação: Andréa de Sousa
Dia 16/05 - l5h - A MENINA QUE QUERIA SER ARTISTA DE TV
Tendo como pano de fundo a dança, o teatro e o cordel, o Grupo Dança Teatro encena o divertido causo onde o sonho da cidade grande se choca com situações inesperadas da realidade. A dança contemporânea e o maracatu enriquecem o espetáculo. Coord. Ângela Dizioli - Grupo Dança Teatro.
Dia 26/05 - 14h -  ANEDOTÓDROMO - CAUSOS DE SAÚDE
Anedotódromo é um espaço do Núcleo de Cultura Popular  onde a jocosidade da tradição oral tem a vez e voz: Anedotas, Charadas, Advinhas e Parlendas desfilam entre artistas e o público. Participação dos agentes comunitários de saúde, das Unidades Básicas de Saúde de Sto. Amaro e M´Boi Mirim.
 
CULTURA POPULAR - ESPECIAL - JOÃO GUIMARÃES ROSA EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DE PUBLICAÇÃO DO LIVRO "GRANDE SERTÃO: VEREDAS"

Dia 17/05 - 10h - GRUPO MIGUILIM
Grupo de Contadores de Histórias Miguilim de Cordisburgo apresenta repertório baseado na obra de João Guimarães Rosa. Grupo Miguilim foi criado em 1995 por Calina da Silveira, prima do autor, sendo composto por jovens de 12 a 18 anos que têm se apresentado em eventos realizados em teatros, escolas e universidades de todo o Brasil. Convites gratuitos a serem retirados na Biblioteca Belmonte de 24 de abril até 17 de maio.
 
Dia 26/05- 19h30 - GRUPO NHANBUZIM
Grupo vocal regionalista criado em São Paulo em 2002 que elegeu a obra de João Guimarães Rosa como fonte e tema de partida seu trabalho baseado na identidade musical brasileira. Vencedor do Premio nascente/USP em 2003, o grupo já se apresentou em eventos realizados no Theatro São Pedro, Teatro Alfa, Museu da Casa Brasileira, Fórum Mundial de Cultura realizado em São Paulo e em várias outras cidades do Brasil. Convites gratuitos a serem retirados na Biblioteca Belmonte de 24 de abril até 26 de maio
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Dia 22/05 - 10h - O ENCANTO DO CONTO NA ÁGUA ESPRAIADA

O imaginário infanto-juvenil será estimulado com histórias das mil e uma noites, contadas nos estilos semi-dramatizado e simples narrativa. Ação será realizada na biblioteca comunitária do Centro Comunitário Águas Espraiadas. Participação e coordenação das contadoras de história Iracy Cardoso e Andréa de Sousa.
 
Dia 31/05 - às 14h - A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: UM PROJETO PARA O SUCESSO
As contadoras de história, Iracy e Andrea conduzem um rico workshop onde a arte do contar e experiências de contação serão passadas para professores de ensino fundamental da rede pública municipal. Local EMEF Frei Damião, R. Daniel Alomia, 325 - P.Res. Cocaia-Grajau. Coord. Iracy V. Cardoso, Andréa de Sousa.