Santo Amaro realiza trabalho de conscientização com carrinheiros da região

A Subprefeitura Santo Amaro, através da Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento, é pioneira na implantação da Agenda 21, o compromisso do governo e sociedade de se preocupar e fazer ações para preservação do meio ambiente.

A usina de reciclagem da Avenida Alceu Maynardi de Araújo, já conta com 30 cooperadores que estão aprendendo o valor do trabalho em conjunto e vendo os resultados no final do mês. Esta cooperativa chega a receber por mês 90 toneladas de material que geram 60 toneladas de material processado, classificado por tipo (existem 31 qualificações de material que tem preços variados) e pronto para venda. Indústrias de toda região metropolitana de São Paulo recebem este material.

Os trabalhadores já estão registrados no CBO - Código Brasileiro de Ocupações, onde estão classificadas as diversas atividades tanto do setor público como privado do País, sob número 5192, eles são catadores de material reciclável. Com esta conquista pagam suas contribuições e emitem nota fiscal, assim negociam seu produto direto com a indústria sem passar por intermediário.

Na Cooperativa existem dois tipos de empregado o que traz o material e o que fica na produção, onde se separa tudo. O pagamento é por produção, para que todos tenham consciência que é preciso colaborar para que o negócio dê certo, em média o salário fica em torno dos R$ 500,00 mensais.

As 30 toneladas restantes são distribuídas entre núcleos menores que ficam em torno da usina, uma contribuição para que eles possam ter algum tipo de rendimento, pois ainda estão na fase de conscientização da importância do trabalho legalizado e em conjunto.

A Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento fez uma parceria com a Faculdade Senac - Campus Santo Amaro para o trabalho de conscientização e encaminhamento de carrinheiros para a usina. Estagiários do curso de Gestão Ambiental fazem a abordagem na rua, explicam como funciona o trabalho, os benefícios e levam os catadores para a cooperativa. Este trabalho de conscientização esta contribuindo para manter as ruas e avenidas limpas, pois alguns destes catadores fazem a separação do material na rua e por ali mesmo deixam o que não vão utilizar.