Subprefeitura promove evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 

A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. A Subprefeitura de Santo Amaro é pioneira na implantação da Agenda 21, o ponta pé inicial foi a criação da Usina de Reciclagem Granja Julieta.

A Subprefeitura Santo Amaro, por meio da Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça e a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, esta organizando um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque Severo Gomes. O evento Atitude 21 tem o objetivo de através de atividades com escolas e casas de cultura, dar continuidade à conscientização da importância da preservação do meio ambiente.

As atividades vão ocorrer no Parque Severo Gomes, dia 3 de junho, das 9h às 17h. O parque fica na R. Pires de Oliveira, 356, em Santo Amaro. Veja a programação e participe!

PROGRAMAÇÃO - ATITUDE 21

 

  HORÁRIO

 

 
  ATIVIDADE
 
TRILHA MONITORADA
passeio por trilhas com grupos de 20 a 25 pessoas com monitoria de estagiários do SENAC – Meio Ambiente

 

09h00 (60 min.)
LIAN GONG
alia conhecimentos da medicina ocidental aos princípios da milenar arte corporal chinesa, que se mostra eficaz, entre outras coisas, na prevenção e tratamento de dores e doenças, aumentando a energia vital.

 

10h00 (60 min.)
CAMINHADA
passeio pela vizinhança do parque

 

10h00 (40 min.)
5 RITOS TIBETANOS
conjunto de exercícios físicos e concentração, praticados no Himalaia, descobertos pelo ocidente em 1939. São cinco exercícios leves e rápidos que têm como objetivo harmonizar os centros de energia do nosso corpo – os chakras – estimulando o sistema glandular: reprodutora ou gônadas, pâncreas, supra-renais, timo, pineal ou epífise, e pituitária ou hipófise.

 

10h40 (30 min.)
XAMANISMO
filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior. Sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, é um conjunto de ensinamentos milenares das tradições indígenas, baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc... a verdadeira arte de viver.

 

10h00 às 13h00
OFICINA DE CRIATIVIDADE
confecção de brinquedos com material reciclado, quem quiser participar deverá levar garrafas PET limpas, secas, sem tampa e sem rótulos.

 

11h00 (45 min.)
UM DIA DE LATA - TEATRO AMBIENTAL
Laerte, Valéria, Gabriel e Yuri - Teatro do Grande Urso Navegante

Espetáculo para todas as idades, sobre consumo sustentável, coleta seletiva, redução, reutilização, reciclagem de "lixo", poluição e uso racional de energia e água. A peça tem 45 minutos de duração, música ao vivo e intensa participação da platéia.

Conta história de um cidadão chamado Zé Luzeiro, amante da vida saudável, que vê seu ambiente ser destruído pelo "lixo" e pelo desperdício de energia e água. A partir deste instante, inicia-se uma corrida contra o tempo para reverter esta triste situação. O objetivo da peça é mostrar a importância da família, da sociedade e do amor à vida, no combate à poluição e no controle dos resíduos domésticos e do não desperdício (antes que seja tarde) e mostrar que o "lixo" não existe (se encararmos com outros olhos).

 

12h00 (30 min.)
CAPOEIRA
manifestação da cultura popular brasileira que reúne características peculiares, um misto de luta, jogo e dança, praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos.

 

15h00 (30 min.)
PARA MUDAR É SÓ COMEÇAR - TEATRO AMBIENTAL
retrata acontecimentos do cotidiano que promovem diferentes formas de discriminação na sociedade, principalmente nas comunidades próximas aos alunos.

Através da música, do corpo e da poesia, os alunos transmitem mensagens e propostas de mudanças simples que, a longo prazo, podem alterar a conduta de uma sociedade que, em nome da transformação e da modernidade está se auto-destruindo e, conseqüentemente modificando de maneira negativa seu meio-ambiente.

Profª Marley Bernun e alunos da EMEF “Des. Joaquim Cândido de Azevedo Marques”

 

16h00
Observação de Pássaros