Subprefeitura Santo Amaro recupera área verde

Esta semana foi feita a remoção de 37 pontos de comércio irregular, muitos de alimentos, da Praça Acapulco até a Praça Camafeu, passando por toda a extensão da Avenida Octales Marcondes Ferreira. A invasão tinha mais de 20 anos e resistiu a várias gestões. As barracas eram de alvenaria, madeira e até de zinco.

 

Os ocupantes foram retirados porque estavam ocupando ilegalmente áreas verdes do município e áreas de manancial para fins de comércio, degradando o ambiente e jogando resíduos no córrego Zavuvus. Somente uma das barracas na Praça Acapulco não pode ser removida ainda, pois a proprietária conseguiu uma liminar para permanecer, a Subprefeitura Santo Amaro já entrou com pedido de cassação.

 

A ação que durou três dias e contou com a colaboração de cerca de 50 pessoas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Eletropaulo, Sabesp e CET, além das equipes da Subprefeitura Santo Amaro do setor de fiscalização, obras e Defesa Civil. Foram utilizadas máquinas, tratores e caminhões para a remoção das edificações, e as ligações clandestinas de luz e água foram desligadas.

 

Das ações realizadas pela Prefeitura nestes últimos seis meses, esta foi a segunda maior. Foram desocupados 30 mil metros quadrados de área, sendo apenas superado pelo Parque do Povo onde foi desocupado uma área de 50 mil metros quadrados.

 

Estas praças foram entregues ao setor de Parques e Jardins que irá revitalizar as praças e mantê-las sob vigilância para que novas invasões não ocorram. A Polícia Militar espera que o índice de criminalidade nesta área diminua, segundo o Capitão Gerson da 5ª Cia do 22º BPM, pois alguns pontos que foram retirados eram usados como “casas noturnas” onde ocorria comércio de drogas.