CASA DE CULTURA SANTO AMARO

Programação Cultural - Novembro e Dezembro/2006

Funcionando em espaços históricos, marcos da cidade de São Paulo, tombados pelo Condephaat e DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), tendo como proposta desenvolver atividades culturais.
O crescimento da demanda cultural paulistana, levou a Secretaria Municipal da Cultura, a criar em 1989, as Casas de Cultura, que hoje têm a função de ampliar a inclusão sociocultural, abrindo espaço para manifestações da comunidade, fomentando núcleos, difundindo cultura regional, informando e sensibilizando a população através do acesso gratuito a oficinas, workshops, palestras, shows e espetáculos, além de ser um amplo e democrático espaço de idéias e debates.

CADASTRO CULTURAL
mensal, das 9h às 18h
A Casa de Cultura Santo Amaro - unidades: Manoel Cardoso de Mendonça e Júlio Guerra, realizam cadastramento permanente de artistas, artesãos e profissionais que atuam das mais diversas áreas da cultura.

PARTICIPE! TEATRO VOCACIONAL

Você que quer participar, participa ou participou de grupo teatral, estamos oferecendo, através de profissionais de teatro, iniciação artística e/ou orientação técnica gratuita para pesquisa e desenvolvimento do seu projeto, auxiliando na escolha de peça; no processo adequado para ensaios; na construção de cenas e personagens... Venham trocar experiências com outros grupos e atores, participando de saraus, mostras, leituras...

UNIDADE I – MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA

instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro,
inaugurado em 1897, cumpriu papel importante no abastecimento de São Paulo.
Após seu fechamento 1958, abrigou inúmeras atividades, até que em 1980 foi
incorporado à Secretaria Municipal de Cultura.

Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434
(altura do n.º 820 da av. João Dias / em frente à Biblioteca)
São Paulo - SP - CEP 04751-070
Telefax: (11) 5522-8897 / Telecom: (11) 5691-0164
ccsantoamaro@prefeitura.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO / DEZEMBRO 2006

POESIA NO ALPENDRE
mostra permanente, das 9h às 18h
Mural de poesias e crônicas - valorizando e incentivando a produção literária, organizamos mensalmente mostra literária com obras de diversos autores. Os interessados em expor suas obras deverão digitá-las em papel A4 e fonte 12 ou 13, em duas cópias e enviá-las aos cuidados de Míria Moraes.
 
SALA RACHEL PELUSO
Visitas à sala dedicada à pianista, regente, compositora e professora Rachel Peluso, suas memórias, composições, comendas, objetos pessoais, livros, etc.
segundas-feiras agendamento: Silvia Luisada - 5522-8897 / 5691-0164.

SEGUNDA-FEIRA

ENCONTRO REDE ATITUDE – PARTICIPE!
13/NOV e 11/DEZ (segunda-feira), das 09h30 às 12h – Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social e Coordenadoria de Educação.
a missão de assegurar o exercício da cidadania da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, promove encontros onde se apresenta serviços da prefeitura e se conhece ações das ONGs, buscando otimizar recursos existentes, socializar e compartilhar experiências. Coordenação: Jussara Vidal

OFICINA DE TEORIA MUSICAL
(segundas-feiras), das 09h às 10h
Busca ampliar o conhecimento e a harmonia entre as pessoas, através do desenvolvimento musical – sistema tonal e noções musicais; intervalos, acordes, tonalidades e modulação; métrica, rítmica e fraseado; composição livre. Orientação: Vânia Machado

TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL (inscrições abertas)
(todas as segundas-feiras), das 15h às 18h
Tem como proposta trabalhar com o grupo os rudimentos da linguagem, estimulando com atividades que dêem uma noção global da criação de um acontecimento teatral por meio de exercícios com a linguagem teatral contribuir para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente e apto a organizar sua ação e seu discurso segundo seus interesses. Orientação: Juliane Pimenta.
 
MERCADO SAMBA DA VELA
(todas as segundas-feiras), das 20h30 às 24h
Em seu sexto ano, reúne novos e consagrados sambistas em roda de samba apresentando letras e músicas inéditas, onde a vela marca início e final das apresentações e palmas marcam o ritmo. Orientação: Comunidade Samba da Vela.

TERÇA-FEIRA

ENSAIOS DA CAMERATA DE FLAUTA-DOCE
(terças-feiras), das 9h00 às 10h30
Ensaio aberto com os integrantes da Camerata que integra o Núcleo de Música da Casa de Cultura e reúne pessoas da comunidade. Orientação: Silvia Luisada.

OFICINA DE INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE
(terças-feiras), das 10h30 às 11h30
Iniciação musical através da flauta-doce. Busca fomentar o Núcleo de Música e despontar talentos para a Camerata de Flauta-Doce da Casa. Orientação: Silvia Luisada (em andamento)

OFICINA DE TEORIA MUSICAL
(terças-feiras), das 14h às 16h
Busca ampliar o conhecimento e a harmonia entre as pessoas, através do desenvolvimento musical – sistema tonal e noções musicais; intervalos, acordes, tonalidades e modulação; métrica, rítmica e fraseado; composição livre. Orientação: Vânia Machado

PROJETO LEMBRANÇAS
(terças-feiras), das 15h às 17h
Resgate oral e documental da história dos migrantes que escolheram Santo Amaro. Para participar, basta comparecer nos dias especificados e relatar sua história. O material adquirido nas entrevistas ficará à disposição de pesquisadores no Mercado. Coordenação: Míria de Moraes

TERÇAS MUSICAIS – CONCERTOS VESPERTINOS
14 e 28/NOV (terças-feiras), às 16h
Recital com a pianista Vânia Machado, no repertório Schumann, Rachmaninoff, Furtuoso Viana, entre outros. Especial dia 28, cantor lírico Estevão Maia Maia.

MERCADO DAS LETRAS - SARAU LITEROMUSICAL
(terças-feiras), das 20h às 22h
Encontro literário busca incentivar a produção literária; formação de autores infanto-juvenis; promover cursos, palestras e oficinas; além de encontros e eventos, contribuindo com nossa identidade sociocultural. Coordenação: Míria de Moraes.

Novembro
· Dia 07 – O que você está lendo?  A escritora Sonia Pereira conversa sobre leitura e preferências de leitura. Discussão aberta a todos os amantes da leitura.
· Dia 14 – Livros e MPB – apresentado pelo poeta Renato Palmares, comentários sobre a relação dos livros e da MPB.
· Dia 21 – Fundo da Estante – literatura brasileira na década de 60 e 70, debate com a bibliotecária Míria de Moraes.
· Dia 28 – Sarau Literomusical - encontro informal, onde conversas, poesias e músicas formam o meio pelo qual se coloca a literatura acessível a quem quiser participar. Venha traga sua música, sua poesia ou seu conto.

Dezembro
· Dia 05 – Entrega do Prêmio Paulo Eiró do 7º Concurso de Literatura - gênero poesia, com apresentação das poesias dos vencedores.
· Dia 12 - Sarau Literomusical - encerramento das atividades do ano 2006. Participe! Traga sua música, sua poesia, seu conto.

QUARTA-FEIRA

ENSAIOS DO CORAL E CORO
(quartas-feiras), das 10h às 12h
Com repertório de músicas eruditas e populares, realiza apresentações. Inscrições abertas para o Coral. Orientação: Silvia Luisada.

OFICINA DE CARTUM / CHARGE
(quartas-feiras), das 13h às 16h
Busca proporcionar a jovens, adolescentes e interessados em geral conceitos básicos do Cartum e da Charge, incentivando a criação de material e a formação de porte-folio. Orientação: Eder Santos.

TEATRO VOCACIONAL - INICIAÇÃO TEATRAL
(quartas-feiras), das 16h às 19h
Trabalha rudimentos da linguagem, estimulando com atividades noções da criação de acontecimento teatral por meio de exercícios, contribuindo para a formação de cidadão capacitado a agir coletivamente. Orientação: Juliane Pimenta.

CALENDÁRIO DA PAZ
(quartas-feiras), das 19h30 às 21h30
Grupo de estudos promove a arte de viver no planeta terra, através da aliança de pessoas voluntárias que trabalham paz, cultura e natureza (biosfera), tendo como estrutura básica “A Lei do Tempo” em substituição do Calendário Gregoriano pelo Calendário da Paz. Orientação: Mara Greselle. Coordenação: Denise Gehring

Novembro
· Dia 01 – Apresentação do Calendário da Paz.
· Dia 08 e 22 – Estudo do Calendário da Paz.
· Dia 29 – Apresentação de Vídeo / Palestra.

Dezembro
· Dia 06 – Apresentação do Calendário da Paz.
· Dia 13 – Estudo do Calendário da Paz.

QUINTA-FEIRA

ENSAIOS ABERTO DA ORQUESTRA
(quinta-feira), das 09h às 12h
Ensaios abertos da Orquestra Filarmônica Santo Amaro Coordenação e regência: Silvia Luisada.

MERCADO DA TERCEIRA IDADE
(quinta-feira), a partir das 14h
Espaço aberto à terceira idade, onde são realizadas inúmeras atividades tais como técnicas de relaxamento, oficinas de canto, dança, desfiles, etc.
· 14h00 - Liang Gong, alia conhecimentos da medicina ocidental aos princípios milenares da arte corporal chinesa. Orientação: Denise Gehring.
· 14h45 - Teatro Vocacional, trabalha rudimentos da linguagem teatral, estimulando atividades e criação. Artista Orientadora: Simone Shuba.
· 16h30 - Roda de Conversas, espaço de convivência e informações.

BAILE NO MERCADO
30/NOV (quinta-feira), das 15h às 18h
Tradicional show / baile da terceira idade com Alcione Kosmos e banda. Coordenação: Denise F. Gehring

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE
07/DEZ (quinta-feira), das 15h às 18h
Encerrando o ano, o grupo da terceira idade se reúne para confraternização com muita diversão e disposição. Coordenação: Denise F. Gehring

SEXTA-FEIRA

MERCADO DAS ARTES – EXPOSIÇÃO “ARTEIROS”
Dia 08/Dez, (sexta), às 20h – vernissage / coquetel
Dias 09 e 10/Dez (sábado e domingo), das 9h às 18h - mostra
O artista plástico Mauro Guiral trabalha o vidro numa explosão de formas e cores que se traduzem em peças decorativas e utilitárias. Nessa mostra revela também o 18 “arteiros”. Coordenação: Maria Inez Badra.

TEATRO VOCACIONAL - GRUPOS
(sextas-feiras), das 16h às 20h
Trabalha rudimentos da linguagem, estimulando noção global de criação do acontecimento teatral por meio de exercícios. Orientação: Simone Shuba

OFICINA DE CANTO
(sextas-feiras), das 20h às 22h
Busca iniciar os participantes no canto solo, usando técnicas de respiração, apoio e ressonância, trabalhando repertório variado. Orientação: Cristina Allemann


SÁBADO

OFICINA DE DANÇAS ÁRABES
(sábados), das 08h30 às 10h30
Possibilita um encontro com a cultura árabe, buscando iniciar os participantes nas danças através do trabalho corporal e da pesquisa. Orientação: Teresa Paz.

OFICINA DE CAPOEIRA
(sábados), das 10h30 às 13h00
Busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica através da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Formiguinha (Alex de Sousa Santos).

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS
(sábados), das 14h às 16h
Busca desenvolver o aprendizado de luthier através da construção de instrumentos alternativos de percussão utilizando com material reciclado e também formar grupos de percussão de ritmos pernambucanos.  Orientação: Ras Batman

ENSAIOS DO GRUPO BATMAKUMBA
(sábados), das 16h às 18h00
Grupo percussivo que trabalha a comunicação entre os tambores sagrados da cultura afro-pernambucana e de outras Áfricas, espalhadas pelo planeta.. Orientação: Ras Batman

CONCERTOS VESPERTINOS
09/DEZ (sábado), às 15h
A Casa de Cultura apresenta Coro e Orquestra Filarmônica Santo Amaro, executa sob a regência Silvia Luisada, Ennio Morricone, Mozart, Handel, Bach, Beethoven, Bizet, Pachebel, Strauss, Grieg, Khachaturian, John Barrey, J Kander / F.Ebb, no Boa Vista Shopping – rua Borga Gato, 59 - Santo Amaro – tel.: 5547-6000

BATUQUE NA CASA
11/NOV e 16/DEZ (sábado), das 18h às 22h
Vitrine da cultura popular de Pernambuco, abre espaço para manifestações culturais afro-brasileira através da magia de seus tambores sagrados, tendo como base o grupo da casa. Confira! www.batukenacasa.blogspot.com . Coordenação: Coletivo-Macumba

MERCADO MUSICAL
18/NOV (sábado), das 18h às 22h
Espaço aberto para a promoção de encontro / intercâmbio de grupos musicais e bandas da região. Neste mês as bancas Axados e Perdidos, Simão Bacamarte, O Troco, DM19 e Clave de Clóvis, mostram suas composições. Coordenação: Eduardo Marin.

CONCERTOS NO MERCADO
25/NOV (sábados), às 20h
Apresentação dos vencedores dos primeiros lugares do XIX Concurso de Piano "Artlivre" e do III Concurso "A Pauta Mágica" (concurso infanto-juvenil de música). Coordenação: Silvia Luisada.

DOMINGO

FEIRA DE TROCA DE LIVROS DE SANTO AMARO
05/NOV e 10/DEZ (domingo), das 14h às 18h
Desenvolvido no Alpendre da Casa possibilita à democratização dos livros e o incentivo a leitura, através da troca gratuita de livros. Participe!

PROJETO “NAS COXAS”
05/NOV (domingo), das 18h às 21h
Grupo de cultura popular “Nas Coxas” - movimento cultural que valoriza a nossa cultura através da ancestralidade negra, apresenta: Jongo na “Telha” – dança de umbigada típica da Região Sudeste do Brasil, também conhecida como “Tambú” ou “Caxambu” por causa dos tambores que a animam, aquecidos na fogueira durante a noite. Venha brincar e umbigar com a gente! Orientação: Bruno Lima. Coordenação: Míria Moraes

CONCERTOS MATUTINOS – Teatro Paulo Eiró
12/NOV (domingo), às 11h
A Casa de Cultura apresenta Coro e Orquestra Filarmônica Santo Amaro, executa sob a regência Silvia Luisada, Ennio Morricone, Mozart, Handel, Bach, Beethoven, Bizet, Pachebel, Strauss, Grieg, Khachaturian, John Barrey, J Kander / F.Ebb, no Teatro Paulo Eiró – av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro – tel.: 5546-0449.

FEIRA DA CRIATIVIDADE
19/NOV (quinta-feira), das 10h às 19h
Uma parceria que busca abrir espaço para realização da Feira da Criatividade, idéia que permite o fazer cultural, demonstrando de conhecimentos e técnicas, através da informação, arte, gastronomia e beleza para todos. Informação: Thais 11 9303-7755 / 5183-8613

ENCONTRO VOCACIONAL
19/NOV (quinta-feira), a partir das 14h
O grupo de terceira idade Anos Dourados da Casa de Cultura visita a Biblioteca Marcos Rey e participa do Encontro do Teatro Vocacional Sul, apresentando peça idealizada pelo grupo, sob orientação e direção de Simone Shuba. à av. Anacê, 92 – Jd. Umarizal, Campo Limpo. Coordenação: Denise F. Gehring

MERCADO ÁRABE
03/DEZ (domingo), das 14h às 18h
A Casa de Cultura se transforma em uma grande tenda, revelando a cultura árabe através da dança com as alunas da Oficina de Danças Árabes. Coordenação: Tereza Paz
 
MERCADO SERTANEJO
12 e 26/NOV e 17/DEZ (domingo), das 15h às 19h30
Ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, comandado pelo "Duo Rouxinóis do Sertão", onde é apresentada a legítima e boa música caipira. Orientação: Cida e Silva