PÁTIO DOS COLETORES DE CULTURA

Programação Novembro e Dezembro/2006

Rua Darwin, 153 – Alto da Boa Vista
Para reservas e informações, ligue: 11-5522-1283
Estacionamento grátis no piso G6 do Boa Vista Shopping
e-mail: ciapaideia@paideiabrasil.com.br
site: www.paideiabrasil.com.br

A Cia. Paidéia de Teatro, graças ao convênio firmado com a Subprefeitura de Santo Amaro, participa da transformação do antigo Pátio dos Coletores de Lixo em Pátio dos Coletores de Cultura, onde, juntamente com a Casa de Cultura de Santo Amaro, desenvolve seu trabalho a fim de efetivar uma ação cultural voltada principalmente para jovens e crianças.

O espaço passa por uma segunda fase da reforma que só é possível porque tem apoio e participação de artistas, amigos da Paidéia no Brasil e na Alemanha, pais e jovens dos projetos da Paidéia, empresários, Associação Tobias, Sesc Santo Amaro.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o nosso novo espaço, Pátio dos Coletores de Cultura, segue a programação, que conta com a carinhosa participação de vários artistas que apóiam o projeto da Cia. Paidéia de Teatro.

Além dos espetáculos da Cia. Paidéia, espetáculos convidados, workshops, música, Projeto Perdigoto, teremos a participação da Cia. São Jorge de Variedades e do Grupo dos 7 no Projeto Residência. Para dar continuidade à celebração dos 50 anos da morte de Bertolt Brecht, a Cia. Paidéia e a Cia. Coisa Boa apresentarão Experimentos.

Compareça!

PROGRAMAÇÃO 2006 - Novembro a Dezembro

PROJETO PERDIGOTO – ciclo de debates
entrada franca
18 de Novembro, sábado, às 11h
Modesto Carone  - jornalista, professor e tradutor
Professor de literatura da Universidade de Viena (Áustria) e da Unicamp, onde trabalhou por 15 anos no Departamento de Teoria Literária. Atualmente, é professor visitante do Departamento de Teoria Literária da USP. Traduziu toda a obra de ficção de Franz Kafka.

02 de Dezembro, sábado, às 11h

Naum Alves de Souza – artista múltiplo

Dramaturgo, diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Trafega há longo tempo pela área da dança e pela ópera. A televisão também requisitou seus serviços.

MÚSICA – ingressos: 12,00 e 6,00

9/11 – quinta, às 20h30
USINA SINESTÉSICA
Música, fotografia, pinturas, desenhos, performance e projeção de curtas-metragens.
Com Lara Lopes, Flávio Goldman, Maurício Maas, Guta Galli, Konstantin, Paula Viana, Alejo Magarinõs e Paula Goldman.
 
16/11 – quinta, às 20h30
CONCEITO BARROCO
Música Barroca Italiana do começo do século XVIII. Direção de Paulo Roberto Henes.

23/11 e 24/11 – quinta, às 20h30 e sexta, às 20h
TEATROSAMBA DO CAIXOTE com o GRUPO DOS 7
(Projeto Residência)
Teatrosamba do Caixote, engenho de teatro na roda de samba, ressalta e incorpora à música o rito, o desfiar da memória, a improvisação e a representação. Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz. Desde o seu batizado, em 2001, o Teatrosamba do Caixote começa e termina sempre com uma fusão de bebadosamba, de Paulinho da Viola, e Yaô, de Pixinguinha e Gastão Vianna. Os programas do Teatrosamba do Caixote na Paidéia celebram os cinqüenta anos da morte de Bertolt Brecht, um dos mais contundentes homens-de-teatro do século XX. Direção: Zebba Dal Farra. Elenco: Claudia Pacheco, Divino Silva, Zebba Dal Farra , Rodrigo Campos, Rafael Moreira, Alexandre Ribeiro e Newton de Souza. Arranjos: Rodrigo Campos e Zebba Dal Farra. Iluminação: Cacá D’Andretta.

Não é Anna????
Roteiro de Zebba Dal Farra sobre o balé Os Sete Pecados Capitais, de Bertolt Brecht e Kurt Weill. O enredo narra o percurso de duas irmãs, a empresária  Anna I (Claudia Pacheco) e a mercadoria Anna II (Divino silva), na busca de dinheiro para construir a casa do pai (Zebba Dal Farra). As irmãs Anna, durante sete anos viajam por sete cidades, enfrentando o sempre mutante mercado (Newton de Souza, Alexandre Ribeiro, Rafael Moreira e Rodrigo Campos).
Direção: Zebba Dal farra. Elenco Claudia Pacheco, Divino Silva, Zebba Dal Farra, Rodrigo Campos, Rafael Moreira, Alexandre Ribeiro e Newton de Souza. Arranjos: Rodrigo Campos e Zebba Dal Farra. Iluminação: Cacá D’ Andretta.

25/11, sábado, às 20h
NOVOS CANTORES
Audição dos alunos da escola “Canto Cíntia Scola”

7/12, quinta, às 20h30
IVALDO MOREIRA - MPB
Músico, cantor e compositor, vencedor do Prêmio Sharp de Música na categoria Revelação em Canção Popular em 1993, com seu disco solo Sete Luas e na categoria de Melhor Disco Infantil de 1989.

17/12, domingo, às 17h
CORAL PAIDÉIA
Apresentação do Coral Paidéia sob regência do Maestro Paulo Franco – Música Popular Brasileira.

ESPETÁCULOS CONVIDADOS ingressos: 12,00 e 6,00
TEATRO, MÚSICA, DANÇA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DIMENSÃO OCULTA com o núcleo DANÇAS
10 de novembro, sexta às 20h
e 11 de novembro, sábado às 20h

Inspirado em idéias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, Dimensão Oculta é um trabalho de integração e sensibilização com o espaço e os sentidos, na busca de um corpo dançante brasileiro, não tendo como objetivo retratar ou defender as idéias desse pensador, mas sim experimentá-las corporal, verbal e sensorialmente. O Danças é um núcleo de pesquisa, que tem a participação de artistas interessados em vivenciar situações sociais.
Concepção e coreografia:Claudia de Souza (com a colaboração dos intérpretes). Direção: Roberto Lage. Assistente de ensaios: Cristiana de Souza. Elenco: Anabel Andrés, Bartô Ferreira, Claudia de Souza, Elizabeth Giraldi, Fabiana Villas Boas, Ítalo Ramos e Wilson Helvécio. Trilha sonora: Laurie Anderson, Chamberlain Duarte Fidelis. Desenho de luz: Ari Buccioni. Cenografia: Luiz Trigo. Operação de som: Lilian Teixeira. Figurino: Danças
Produção: Yara Leite.

O JOGO DO CLARO E DO ESCURO
narração de histórias por Tininha Calazans
11 e 12 de Novembro, sábado e domingo às 16h

Como o tempo foi dividido harmoniosamente em noite e dia e como os sustos causados pelos eclipses são mistérios revelados neste repertório  de lendas e contos, que  ressoam no bom ritmo da luz e das trevas.

Textos adaptados, encenação,  interpretação de Tininha Calazans.

Recomendado para crianças a partir de 5 anos.

CHALAÇA
17 de Novembro, sexta, às 20h
e 18 de Novembro, sábado, às 20h

Partindo do livro O Chalaça, de José Roberto Torero, a Cia. Les Commediens Tropicales traz à cena personagens históricos (ou não!) para depor sobre os eventos importantes (ou não!) do período que abrange desde a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil até a retomada do Trono Português por D. Pedro I (de 1807 a 1834).
Encenação: Marcio Aurélio. Adaptação: Cia. Les Commediens Tropicales. Texto Final: Carlos Canhameiro. Elenco: Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Daniel Gonzalez, Fábio Basile, Gustavo Xella, João Martins, Michele Navarro, Paula Mirhan. Cenógrafo e Figurinista - Daniela Elias, Gabriel Braga. Músico / Sonoplasta: Allen Ferraudo. Iluminação - Marcio Aurélio. Foto: Marinheiro Manso. Produção: Carlos Canhameiro

QUANDO A ESTRELA RESSURGE
narração de histórias por Tininha Calazans
25 e 26 de Novembro, sábado e domingo, às 16h

Bábuscka pinta a imaginação dos ouvintes com as cores de sua aldeia natal e nos faz conhecer os belos acontecimentos que antecederam o nascimento do Menino Jesus: a vinda dos anjos a Terra para preparar a chegada do filho do Pai Celeste; a revelação aos Reis Magos; os mistérios da Noite Santa.
Texto, direção e interpretação: Tininha Calazans

Recomendado para crianças a partir de 5 anos.

PEDRO, O CRU
30 de Novembro, quinta, às 20h
(Projeto Residência)

Texto simbolista, de António Patrício, de 1918, conta a fabulosa história de Pedro I e Dona Inês de Castro. O sentimentalismo exacerbado dos nossos colonizadores portugueses e seus poetas clássicos e românticos que transformaram essa história mórbida e política em uma linda fábula de amor.

Texto: António Patrício. Direção: Georgette Fadel. Elenco: Alexandre Faria, Alexandre Krug, Ana Cristina Petta, Luís Mármora, Mariana Senne, Patrícia Gifford, Marcelo Reis, Rogério Tarifa e Walter Machado. Assistência de Direção: Paula Klein. Direção Musical: Lincoln Antônio. Figurino: Cláudia Schapira. Cenário: Simone Ribeiro. Criação de Luz: Rogério Tarifa. Adereços: Walter Machado

ESPETÁCULOS COM A CIA. PAIDÉIA DE TEATRO
ingressos: 12,00 e 6,00

Tradução do texto: Aglaia Pusch. Adaptação do texto para o português: Márcia Rodrigues.
BOI E BURRO
17, 18 e 19 de Novembro, sexta, às 10h; sábado e domingo às 16h
1, 2, 3, 8, 9 e 10 de Dezembro, sextas, às 10h; sábados e domingos às 16h
14, 15, 16 e 17 de Dezembro, quinta, às 15h; sexta, às 15h, sábado e domingo às 16h

A história do Natal contada a partir do ponto de vista do Boi e do Burro.
De Norbert Ebel. Tradução: Christine Röhrig. Direção: Amauri Falseti, com a Cia. Paidéia de Teatro. Elenco 1: Rogério Modesto e João Marcelo Szwec. Elenco 2: Camila Amorin e Manoela Pamplona. Cenografia e Figurinos: Aby Cohen e Lee Dawkins  Iluminação:     Lee Dawkins.  

ESPETÁCULOS COM OS ALUNOS DA CIA. PAIDÉIA DE TEATRO Ingressos: 6,00 e 3,00

MARCHEMOI
15 de Novembro, quarta, às 20h
2 de Dezembro, sábado, às 20h

Baseado no livro “Clarabóia sem Luar 1939-45: memórias de um sobrevivente”, de Edward Stulbach, o espetáculo conta a história de um grupo, perseguido pelos nazistas durante a segunda guerra, que passou 720 dias no sótão de um armazém, em Varsóvia e  sobreviveu graças, principalmente, pela atitude solidária de um polonês, em um tempo difícil e que não devemos esquecer.
Elenco: alunos da Cia. Paidéia de Teatro. Montagem: criação coletiva coordenada pelos atores da Cia. Paidéia

FAUSTO UM
08 de Dezembro, sexta, às 20h
09 de Dezembro, sábado, às 20h

Recontado por Christine Röhrig a partir da primeira parte do poema dramático Fausto de Johann Wolfgang Goethe.
Trata-se da apresentação do resultado do trabalho com os alunos da Cia. Paidéia de Teatro.


SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
15 de Dezembro, sexta, às 20h
16 de Dezembro, sábado, às 20h

De William Shakespeare. Tradução: Maria Fernanda Santoro Salomão.
Apresentação do resultado do processo de montagem com os alunos da Cia. Paidéia de Teatro.

WORKSHOP – entrada franca

CATHERINE LEE - Danças Renascentistas (branles, pavan, galliard, chiaranzana)
Danças Barrocas (fleuret, pas coupe, contretemps de gavotte, minuet)
11 e 12 de Novembro, sábado e domingo, das 10 às 13h

Catherine Lee é Canadense, residente em Vancouver. Ensina Movimento para Atores no Studio 58 desde 1980 e Canto no TooBa Physical Theatre Centre desde 1995. É diretora artística do Historical Performance Ensemble e True North Performance. Canta no premiado Coral de mulheres, ELEKTRA, desde sua criação em 1987, com turnês pela Australia, Nova Zelândia e USA (Carnegie Hall, Lincoln Centre, Riverside Church). Pode ser ouvida em todos os 8 Cds do ELEKTRA.

PROJETO RESIDÊNCIA

TEATROSAMBA DO CAIXOTE: PRÁTICA E DISCUSSÃO
11 de Novembro, sábado, das 16h às 19h

A essência da proposta reside em criar possibilidades de envolvimento com a Sonoridade da Roda. Entrar na roda pressupõe a descoberta e o mergulho na tríade Escutar, Pulsar e Cantar. O Escutar é o receber. Pulsar é transformar. Cantar é compartilhar. É no jogo entre estes três elementos que se constrói movimentos coletivos de corpo e voz. Os conteúdos desta experiência são fragmentos de canções, colhidos do “rio de murmúrios da memória” dos participantes.
Grupo dos 7: Claudia Pacheco, Divino Silva, Newton de Souza, Rodrigo Campos, Rafael Moreira, Alexandre Ribeiro e Zebba Dal Farra


CIA PAIDÉIA E CIA. SÃO JORGE DE VARIEDADES
28 e 29 de Novembro, terça e quarta, das 14h30 às 17h
30 de Novembro, quinta, das 11 às 17h
Encontro das duas companhias para troca de experiências nos procedimentos de criação de cenas e de seu trabalho criativo.

NOSSA EQUIPE:
Amauri Falseti – diretor
Aglaia Pusch – atriz e educadora
Aby Cohen – cenógrafa, figurinista
Camila Amorin – atriz
Christine Röhrig – dramaturgista, coordenadora de estudos
Fábio Coutinho – ator
Flávio Porto - ator
João Marcelo Szwec – ator
Lee Dawkins – cenógrafo, figurinista, iluminador
Manoela Pamplona – atriz
Márcia Rodrigues – dramaturgista e professora
Maria Fernanda Santoro – atriz
Nancy Martorelli Nogueira – administração
Mariana Porto – equipe técnica
Paulo Franco – regente
Rogério Modesto – ator
Wanderley Martins – ator, compositor
Willy Nielsen Patané - dramaturgista