"Campanha de Vacinação" contra raiva em Cães e Gatos

A Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, realizará, de 6 a 19 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a raiva em Cães e Gatos. A imunização será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses, por meio das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS), nos 1.770 postos de vacinação, disponibilizados em todas as regiões da cidade. A vacina é gratuita e a meta, neste ano, é imunizar mais de um milhão de animais.

 


"Quem" deve ser vacinado

 

Destinada aos cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, a aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, em atendimento à lei municipal nº 13.131/01.

 

A vacinação é realizada com seringas e agulhas descartáveis. Todo cão ou gato vacinado recebe um Comprovante de Vacinação, que é válido por um ano.

 


Raiva: vacinar é prevenir

 

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. A raiva humana em regiões urbanas como a nossa é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

 

Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença.

 


Postos de Vacinação: locais e datas

 

A relação dos postos, com locais e datas por região, pode ser consultada no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa, ou pelo 156, telefone de informações da prefeitura.