Av. Miguel Yunes amplia o complexo Jurubatuba

A prefeitura entregou a avenida Miguel Yunes, que pertence ao complexo viário Jurubatuba e engloba mais de 3,5 quilômetros de novas vias, acessos, pontes, canalizações, e pontilhões

A avenida liberada possui 2,4 quilômetros duplicados, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, onde serão distribuídas três faixas no sentido Centro/Bairro e quatro faixas em sentido oposto, com 96 luminárias, canteiro central, sinalização de chão, semáforos, e trevos que escoarão, à partir de agora, cerca de 4 mil veículos por  hora no horário de pico, entre os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Adhemar, Santo Amaro, Eldorado, melhorando o acesso às avenidas Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará  e Marginal Pinheiros. Este conjunto de obras tem um investimento de R$ 128 milhões.

Com cerca de 600 mil habitantes na região, as pontes existentes não atendiam mais ao número de veículos, formando grandes congestionamentos nas avenidas Interlagos, Nações Unidas e Nossa Senhora do Sabará. São mais de 7 mil veículos por hora no horário de pico. A ponte do Socorro, outro acesso entre estes bairros, por onde circulam cerca de 8 mil veículos/hora no horário de pico, também permanecia congestionada.

As obras do complexo viário Jurubatuba foram iniciadas e em seguida suspensas em 2004. Em agosto de 2005, a atual administração retomou as obras com o objetivo de construir duas pontes sobre o rio Jurubatuba (a primeira já entregue Vitorino Goulart), os acessos entre os bairros, a duplicação da avenida Miguel Yunes, a recuperação e construção dos pontilhões, a canalização de trechos do córrego Olaria e do córrego IV Centenário, além de uma nova avenida, na região de Cidade Dutra, que dará acesso à nova estação de trens da CPTM - Estação Autódromo, atualmente em construção.