Um choque esportivo na cidade

O  esporte é uma das alternativas de inclusão mais eficazes e mais baratas que existem. Seguindo o exemplo da Virada Cultural, que já levou milhões de paulistanos a ocupar as ruas da cidade nos anos de 2005, 2006 e 2007, a Prefeitura da Cidade de São Paulo vai oferecer uma nova alternativa para que a população perceba que algo mudou. Um grande esforço envolvendo 15 secretarias da capital, além da SP Turismo e CET.

Clubes municipais, parques, Centros Esportivos, Escolas, Universidades, Clubes da Comunidade, CEU´s, Estádios, Academias, CDHU´s, COHAB´s, ACM, SESC´s, SESI´s, Senais...todos os espaços serão integrados em torno de um único e grande objetivo: fazer de São Paulo a capital mundial do esporte e da atividade física durante 24 horas ininterruptas.
Iniciativas e modalidades inéditas estão na programação

Muitas iniciativas jamais apresentadas à população vão começar a integrar o calendário da cidade com a realização da Virada Esportiva. Um Enduro a Pé será organizado na região de cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, passando por pontos históricos e importantes de cada bairro. Na Avenida Politécnica será organizada uma competição de duatlo, convidando crianças a correr e pedalar. As modalidades náuticas também estão presentes, com a represa do Guarapiranga recebendo competições de canoagem e motonáutica, em oficinas abertas para qualquer idade. A raia da USP também receberá uma competição de remo.

No Ginásio do Pacaembu e no Parque do Trote, o esporte vai servir como inclusão social, com modalidades específicas para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. A Caravana do Esporte, capitaneada pela craque do vôlei, Ana Moser, também contribuirá, levando atividades esportivas para crianças e jovens em situação de rua, em pleno Vale do Anhangabaú. A tradicional Maratona de Revezamento Pão de Açúcar também fará parte da Virada.
Esporte 24 horas, ao mesmo tempo, de norte a sul da capital

Uma competição de MotoCross na Freguesia do Ó, enquanto as favelas de Heliópolis e Paraisópolis participam de competições de futebol e rúgbi, na zona sul. Um campeonato de skate acontecendo ao lado do metrô Carrão, enquanto o Memorial da América Latina na zona norte recebe uma Arena de Esportes Radicais, com patins, arvorismo, escalada e até pebolim humano.

A Virada Esportiva vai integrar verdadeiramente a cidade de São Paulo: no Vale do Anhangabaú, futebol e artes marciais dividindo o mesmo espaço, enquanto a Arena No Vale, projeto de futebol society, acontece ao mesmo tempo nas zonas leste, norte e sul. Também de norte a sul da cidade, os CEU´s vão ter uma programação focada em gincanas recreativas, enquanto os becos e vielas da Vila Madalena serão invadidos com sinuca, dardo, dança de rua e até futebol de botão. As COHAB´s e CDHU´s situadas na cidade de São Paulo também vão participar, com uma programação específica para as ruas e equipamentos esportivos destes locais.

Esporte durante a madrugada

Famosa por nunca parar, a cidade estará ainda mais ativa na madrugada do dia 22 para o dia 23 de setembro. Festivais de futebol noturno serão organizados durante a madrugada em todos os equipamentos iluminados do município e um revezamento de natação vai acontecer durante 24 horas ininterruptas no Ginásio do Pacaembu. A Ultra Maratona será disputada com superatletas correndo por mais de 20 horas ininterruptas.
No mesmo Ginásio do Pacaembu, das 18h às 06h, teremos disputas de basquete abertas para quaisquer participantes. Enquanto isso, o Pedala São Paulo vai atravessar a cidade, saindo da Vila Mariana, passando por Pinheiros, Butantã, Lapa, Pirituba, Santana e Sé, em um percurso que vai atravessar toda a cidade.

Nem só de suor e esforço físico vivem o esporte e a atividade física

Algumas modalidades tradicionais e que poucos consideram como esportivas também serão fixadas de vez como alternativas depois da Virada Esportiva. As subprefeituras do Aricanduva, Ipiranga, Itaquera, Mooca, Perus e Vila Prudente, por exemplo, organizarão festivais de truco, dominó, xadrez, dama e tranca. O Baby Barione, conjunto desportivo na zona oeste, também será palco de dois grandes festivais: um de xadrez e outro de truco e tranca, durante 24 horas, sem parar.

Parques Municipais serão pontos estratégicos

As dezenas de Parques espalhados pela Cidade de São Paulo serão pontos de celebração da Virada Esportiva, com programação intensa e bastante variada. A NBA vai levar oficinas de basquete de rua para a população no Parque do Ibirapuera. O Parque do Carmo terá oficinas de dança, remo no lago, aulas de peteca e o famoso flag futebol, uma espécie de futebol americano sem violência, só que praticado com uma bandeira na cintura do jogador. O Parque da Independência terá oficinas recreativas de skate e modalidades mais desconhecidas como o slalow (skate com obstáculos) e longboard (um skate maior que o convencional). Grandes academias paulistanas também vão "adotar" parques municipais, oferecendo aulas ao ar livre durante 24 horas.

Virada com Dança e Música

Uma das atividades físicas mais completas que existe é a dança, por isso a cidade também terá muitos festivais de dança durante a realização da Virada Esportiva. Na subprefeitura do Campo Limpo, por exemplo, a população vai participar de um festival de dança cigana. Na Vila Mariana, um baile temático terá apenas música havaiana. Na Avenida Cupecê, zona sul da capital, um festival com 31 bandas de fanfarra vai animar a veia cultural da Virada Esportiva. Outros três grandes festivais de dança tomarão conta da Vila Madalena e dos tradicionais redutos gastronômicos, Rua Avanhandava e Bixiga. O Palmeiras também vai ceder o espaço de seu clube na zona oeste da cidade para a realização de um Grande Baile.
Dia Mundial Sem Carro e Aniversário do Rio Tietê

No"Dia Mundial Sem Carro", evento internacional realizado anualmente no dia 22 de Setembro, os paulistanos serão convidados a deixar o automóvel na garagem e acompanhar o calendário da Virada Esportiva de bicicleta ou a pé. Na mesma data, será comemorado o aniversário do Rio Tietê. Um dos mais famosos rios de São Paulo celebrará a data participando da Virada Esportiva. Uma competição de remo será disputada nas águas de um dos símbolos da capital paulista.

Revelando futuros craques.

A Virada Esportiva também será uma chance de jovens atletas tentarem uma vaga em grandes centros de formação. O Centro Olímpico, comandado por Magic Paula, vai realizar uma grande peneira em onze modalidades: vôlei, basquete, futebol, futebol de salão, boxe, luta olímpica, atletismo, ginástica olímpica, handebol, judô e natação.

O Palmeiras também vai realizar uma peneira no Clube Esportivo da Penha, para garotos de 12 a 16 anos que têm o sonho de se tornarem profissionais no futebol. Provas de atletismo, com salto, corrida, salto em distância serão disputadas apenas por crianças também na pista de atletismo do Centro Olímpico.

Festa marcará etapa municipal dos Jogos da Cidade

A grande festa de encerramento da Virada Esportiva marcará, ainda, o início da etapa municipal dos Jogos da Cidade, maior competição amadora esportiva do país que terá a abertura integrada com o encerramento da Virada Esportiva.