Prefeitura lança Novo Portal da Transparência com a modernização de sua plataforma

Objetivo é atender demandas sociais e ampliar as informações disponibilizadas para a sociedade

A Prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município, lançou nesta quarta-feira (10), em evento virtual na plataforma Google Meet e transmissão pelo Facebook, o Novo Portal da Transparência. As mudanças implementadas atendem aos objetivos de transparência registrados no 2° Plano de Ação de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo. O controlador geral do município, Daniel Falcão, fez a abertura da apresentação da nova plataforma e reforçou a importância do evento para garantir maior transparência na administração pública, unindo munícipes e servidores, num trabalho conjunto de controle interno e externo da Prefeitura de São Paulo.


O controlador pontuou as metas que permearam o trabalho de aprimoramento do Novo Portal da Transparência. “Entre os objetivos de todas as melhorias apresentadas na nova plataforma estão o de atender as demandas sociais e de ampliar as informações disponibilizadas para a sociedade. Com uma gestão moderna, a acessibilidade dos mecanismos de consultas foi expandida, possibilitando maior interação com a sociedade e com demais sistemas de informação da Prefeitura”, afirmou Falcão.

O controlador também falou sobre a Parceria para Governo Aberto, iniciativa pioneira da cidade de São Paulo e que teve sua consolidação no evento com a participação do diretor adjunto da Open Government Partnership (OGP), Rudi Borrmann. “Este momento consolida o pioneirismo e o compromisso da cidade de São Paulo com a OGP, cumprindo os quatros princípios da entidade que são integridade, transparência, accountability e inovação e reforçando a nossa parceria como referência nacional e internacional na promoção e na cultura de governo aberto”, afirmou.

Por sua vez, Rudi Borrmann parabenizou a iniciativa da Prefeitura de São Paulo e em sua apresentação fez referências sobre a importância de uma visão geral de uma aliança para Governo Aberto, reforçando o direito legal do cidadão em solicitar informações. “Um princípio fundamental para trabalhar em governo aberto e construir uma administração mais participativa é melhorar as informações públicas não só divulgando-as, mas fazendo uma conexão com a sociedade. E isso é muito mais eficaz em um ambiente local”, enfatizou.

O diretor da OGP citou a integração dos Portais da Transparência e Dados Abertos para o efetivo cumprimento dos princípios preconizados pela OGP e reforçou a importância da abertura de dados. “Uma democracia aberta, tem dados abertos. Eles possuem um enorme potencial econômico mas, para que sirvam para a população, todos devem ter acesso ao que está sendo feito pela administração pública”.

Novidades

O Novo Portal da Transparência foi desenvolvido em plataforma Wordpress, em um trabalho conjunto com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), e as modificações estão sendo realizadas em duas etapas. Na primeira fase de desenvolvimento, chamada de primeira onda e que já está no ar, o Novo Portal da Transparência teve sua navegação melhorada, concentrando todas as principais páginas na barra superior do site, levando o usuário diretamente ao conteúdo desejado. Além disso, houve a integração entre os diversos portais e sistemas de transparência da Prefeitura de São Paulo, como o GeoSampa.

O portal também ganhou, em uma barra inferior, direcionamentos para o Portal SP156, e-SIC e Portal de Dados Abertos. Desta forma, é possível complementar uma informação localizada no Portal da Transparência com o registro de denúncias e reclamações, solicitações de pedidos de informações, via Lei de Acesso à Informação (LAI) e planilhas de dados abertos. A busca por conteúdos também foi simplificada, com a possibilidade de utilização de filtros para a pesquisa.

Uma das páginas mais acessadas do Portal da Transparência é a de Funcionalismo Público. Ela foi reformulada e ganhou uma nova interface, contando com linguagem visual atualizada e pesquisa mais ágil. Também foi criado um botão de tutorial, que ajuda o usuário a realizar pesquisas na página, e como localizar as informações em mecanismos externos ao Portal da Transparência. O download dos dados pesquisados sobre o funcionalismo também ganhou um novo formato, onde o usuário tem acesso direto ao arquivo aberto, uma antiga demanda.

Outra novidade é o mecanismo de consulta a informações sobre Conselhos e Fundos Municipais, que permite a localização através da filtragem de órgãos e dos próprios fundos. Ainda foi incluído um acesso rápido à página em que se concentram as legislações relacionadas a estes assuntos.

Além de melhorias em acessos como receitas e despesas, administração municipal, notícias e campanhas, acesso à informação e controle social, os demais conteúdos do Portal da Transparência foram mantidos, porém atualizados para o novo formato e funcionamento do portal. Novas alterações em mecanismos de busca aos dados orçamentários e de funcionalismo da Prefeitura também serão realizadas na segunda etapa de desenvolvimento do site.

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo pode ser acessado pelo endereço eletrônico: transparencia.prefeitura.sp.gov.br.