Prefeitura inicia vacinação de idosos 90+ e prepara próximas etapas da imunização

Distribuição das doses na capital, que estava prevista para a próxima segunda-feira (8), foi antecipada. Expectativa é imunizar quase 33 mil pessoas nesta faixa etária em toda a cidade

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito Bruno Covas esteve presente na UBS Santo Amaro, na Zona Sul, para oficializar o início a vacinação contra o coronavírus em idosos acima de 90 anos. O início da campanha estava previsto para a próxima segunda-feira (08), mas com a conclusão da distribuição das doses entre as Unidades Básicas de Saúde, o município decidiu antecipar a data e iniciar a imunização imediatamente.
Somente na UBS Santo Amaro, mais de 110 pessoas haviam sido vacinadas na parte da manhã. A expectativa é imunizar quase 33 mil pessoas nesta faixa etária em toda a cidade.
"Estamos preparados para isso. A cidade já havia adquirido as vacinas e, assim que a gente recebe as doses, a gente antecipa o cronograma. Cada dia importa para que a cidade de São Paulo, o estado e o Brasil possam enfrentar e ganhar essa guerra contra o coronavírus", explicou o prefeito.
Para receber a vacina, o idoso deve apresentar CPF, a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), se tiver. Caso o idoso precise de acompanhante, será permitido apenas uma pessoa, devido à pandemia.
Neste sábado (06), a campanha continuará apenas nas 87 AMAs/UBS Integradas, retomando o atendimento normal em todas as 468 UBS a partir de segunda-feira (08), quando a campanha de vacinação de idosos ganhará o reforço de cinco pontos drive-thrus e nas quatro unidades Centros-Escolas. Já a partir de terça-feira (09), começarão a ser atendidos os profissionais da área da saúde que não atuam na linha de frente do atendimento à Covid-19.
A partir daí, a expectativa é estender a vacinação a pessoas mais novas, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. "Esse grupo de idosos que iniciou a vacinação hoje, a partir de 20 de fevereiro, já tomará a segunda dose. Depois disso queremos dar a primeira dose aos idosos de 84 a 90 anos, a partir do dia 15. Se for possível, antecipamos", declarou.
Para consultar as AMAS e UBSs mais próximas, telefones e horários de funcionamento acesse: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br. Vale reforçar que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na capital, os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:

1. Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu (zona oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (zona leste)
3. Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul)
4. Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte)
5. Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste)

Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.