Prefeitura realiza limpeza de córregos na região de Santo Amaro, zona sul da cidade

Os trabalhos de limpeza estão em andamento nos córregos do Parque Severo Gomes, Dom Bosco e Jurubatuba

 A prefeitura, por meio da subprefeitura de Santo Amaro prossegue intensificando os trabalhos de zeladoria da região, entre eles a limpeza dos córregos.

Durante este mês de abril estão sendo realizados os trabalhos de limpeza nos córregos do Parque Severo Gomes, Dom Bosco e Jurubatuba.

A limpeza de córregos inclui os serviços de capina e roçada, retirada de entulho, lixo e mato. O objetivo é impedir o acúmulo de detritos e sujeira no local, diminuindo os riscos de enchentes durante o período chuvoso.

 

Entre os resíduos recolhidos no leito dos córregos, além do lixo orgânico, estão restos de construção, pneus, latas, garrafas de plástico, móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos, garrafas, madeiras e outros objetos inusitados.

“Nesta época do ano, em que as ocorrências pluviométricas são baixas, o trabalho de limpeza dos córregos é mais produtivo e eficaz, dessa forma nos antecipamos ao período de chuvas intensas diminuindo os riscos de alagamentos, na região”, destaca a subprefeita de Santo Amaro, Janaina Lopes De Martini.

A segurança das equipes, que trabalham na limpeza manual dos córregos é reforçada neste período de pandemia. Todos utilizam os equipamentos de proteção de segurança individual, as EPIS, inclusive os macacões de saneamento que impedem o contato com as águas poluídas e os protegem de vírus e bactérias. “É um serviço muito importante para a Manutenção da saúde pública em toda região”, afirma Janaina Lopes De Martini.