Subprefeitura de Santo de Amaro se torna a primeira e a única da história de São Paulo a ter só mulheres no comando

Subprefeita Janaina Lopes de Martini, também é a primeira mulher à frente da Subprefeitura de Santo Amaro

 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é importante destacar o desempenho feminino na gestão de órgãos públicos municipais.
Não só na administração pública, mas em todos os setores da sociedade, as mulheres ainda têm que lutar muito para conquistar espaços de liderança.
Essa realidade vem mudando nos últimos anos, e não por acaso, em São Paulo, a subprefeitura de Santo Amaro entra para a história da cidade ao se tornar a primeira e a única subprefeitura a ser comandada por mulheres que estão à frente das principais áreas estratégicas do órgão.
A subprefeita de Santo Amaro, Janaina Lopes de Martini, de 40 anos, está no cargo desde 2018, e é a primeira mulher a assumir esse cargo nesta unidade - os anteriores eram todos homens.
À frente da Coordenadoria de Administração e Finanças está a especialista em gestão pública, Alzenir Faza, na Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a arquiteta, Emília Regina Rossoni de Barros, na Coordenadoria de Governo Local, Mara Solange Pasi e na Coordenadoria de Projetos e Obras, a engenheira civil, Viviane Marques Camilo.
Na política, de acordo com dados das últimas eleições municipais a representação feminina, nas câmaras e prefeituras de todo o país, ainda é pequena. Das 68.892 vagas disputadas em 2016, apenas 9.246 foram conquistadas por mulheres. O número representa 13,42% do total de cargos eletivos municipais.
Nas últimas eleições municipais, a Câmara Municipal de São Paulo formou a maior bancada feminina de sua história – 11 mulheres eleitas.