PREFEITURA DE SÃO PAULO

Requalificfação da Praça Nossa Senhora dos Prazeres

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi está fazendo a requalificação da Praça Nossa Senhora dos Prazeres, na Parada Inglesa.

01/11/2016 14h21

 

Os serviços em andamento são os seguintes:

 

* Limpeza do mato e entulho existente na área pública.

* Execução de passeio em concreto armado.

* Execução de área ao nível do solo para eventos

* Conserto e Troca dos aparelhos de ginástica da terceira idade e playground

 

Além da limpeza e manutenção da área foram feitas podas em 25 árvores que tinham necessidade deste serviço e removidas 3 árvores que estavam secas.

A Praça Nossa Senhora dos Prazeres faz parte do Programa “Praças mais cuidadas”, além disso é uma das praças contempladas com o wifi livre.

 

Praças mais cuidadas

 

A Praça Nossa Senhora dos Prazeres faz parte do Programa “Praças mais cuidadas”, que leva mais agilidade para firmar parcerias de conservação de praças.

Adoção de áreas com até 5.000 metros quadrados, por meio de termos de cooperação, ganham maior agilidade, passando do prazo médio de nove meses para no máximo 22 dias.

O decreto que institui o programa foi assinado pelo prefeito vigente, em ato na Praça Nossa Senhora dos Prazeres, em outubro do ano passado.

Com o programa, a análise de propostas e a assinatura dos termos de cooperação para que pessoas físicas ou jurídicas adotem uma praça será feito na subprefeitura da área de interesse, durando entre 12 a 22 dias para todo o processo. Até então, por estar centralizado no gabinete da Prefeitura, passando por várias secretarias municipais, o processo chegava a se estender por até nove meses, às vezes, levando interessados a desistirem da parceria.

“Muitos empresários gostariam de ajudar a Prefeitura a cuidar melhor das praças em troca de um pequeno reconhecimento, que é a placa. Alguns dispensavam isso, nem queriam aparecer e só queriam ajudar a cidade a preservar os locais de convívio. Mas a burocracia para isso se viabilizar era infernal”, afirmou Haddad na época.

Os interessados em celebrar o termo de cooperação devem apresentar à subprefeitura responsável pela área um projeto de intervenção e conservação do local, além de listar eventuais obras e serviços que pretendem realizar, junto a seus respectivos valores. Depois de celebrada a parceria, a cooperação deverá ser explicitada com placas indicativas, instaladas no próprio local, sinalizando quem é o cooperante responsável pela área.


Zeladoria de praças

O programa Praças Mais Cuidadas prevê ainda a remodelação e a retomada do programa de zeladoria de praças, voltado a áreas sob exclusiva administração da subprefeitura. Parceria entre as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a iniciativa prevê a capacitação de trabalhadores desempregados pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras do entorno das praças que serão atendidas, por meio do Programa Operação Trabalho (POT).