Operação integrada entre Saúde e Subprefeituras no combate a dengue

Subprefeitura Santana/Tucuruvi junto com Coordenadoria Regional de Saúde Norte e Covisa em ações conjuntas mobilizam o mutirão para intensificação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nos bairros da região da zona norte da capital.

 

Foto: João Neto - Subprefeito de Santana / Tucuruvi / Mandaqui
Ana Kantzos - Coordenadora Regional de Saúde Norte.
Luiz Arthur - Coordenador de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e das Subprefeituras (SMSUB), realizou na última quarta-feira (10), um mutirão integrado com as equipes de zeladorias das Subprefeituras Santana / Tucuruvi / Mandaqui, e agentes da Coordenadoria Regional de Saúde Norte e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) para intensificação do combate à dengue nos bairros da região da zona norte da cidade.

O último Boletim informativo apontou aumento de casos em toda região da zona norte, esclarecendo que fatores geográficos, como a proximidade de áreas de matas e florestas, além das condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, como calor e chuvas repentinas, têm sido determinantes para o cenário epidemiológico no local, razões para o Prefeito Ricardo Nunes, ter intensificado também as ações nas jurisdições da Subprefeituras de Jaçanã / tremembé, Pirituba / Jaraguá, Vila Maria / vila Guilherme e Freguesia do Ó / Brasilândia.

A SMSUB através das Subprefeituras está realizando ações de zeladoria, como operações cata-bagulho e de combate ao descarte irregular de resíduos. Cerca de 700 agentes de endemias estão atuando no mutirão integrado, além de agentes comunitários de saúde (ACSs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, estar atento ao cenário da doença, e está montando estratégias inovadoras para diminuir a incidência de casos e que conta com a colaboração e conscientização da população num todo na eliminação de possíveis criadouros”.

A SMS reforça que o apoio da população é fundamental para combater os focos do mosquito, com medidas como: guardar pneus em locais cobertos, lavar os potes de águas dos animais com esponja e sabão, duas vezes por semana; eliminar ou furar os pratinhos dos vasos de plantas; furar, tampar ou guardar em local protegido da chuva os demais recipientes que possam acumular água, tampar ralos, vasos sanitários, barris, tambores, tanques e caixas d’água; limpar calhas e lajes, manter as saídas de água desobstruídas; deixar latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto.

As solicitações de vistorias podem ser realizadas pelo telefone 156 – serviço “Pernilongo/Mosquito – Solicitar vistoria em local infestado”. Também podem ser feitas diretamente pelo site SP 156.