Sistema inteligente de monitoramento em bocas de lobo evita enchentes na região de Santana

Bueiros na area de Santana receberam sensores para alertar possiveis entupimentos

Em virtude do fenômeno El Niño, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), trabalha com perspectivas de que, até abril de 2016, as chuvas ocorrerão em quantidade acima da média histórica para esse periodo.
A INOVA, empresa contratada pela Prefeitura para realizar os serviços de limpeza pública da parte noroeste da capital, conta, a partir de janeiro de 2016, com a ajuda de sensores que controlam o nível dos resíduos em bueiros em pontos de alagamentos.
A medida é uma das ações previstas na Operação Verão, anunciada pelo prefeito Fernando Haddad, em 7 de dezembro.

Na area de atuação da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi as principais ruas do bairro de Santana receberam o monitoramento que tem garantido melhores condições de trafego nesse ponto, que é de suam importancia para a ligação da Zona Norte com o centro de São Paulo.
As ruas onde operam os sensores são estrategicas para o escoamento dos veiculos na região norte:

Até o fim de fevereiro de 2016, sensores serão instalados em 110 bocas de lobo, localizadas em áreas com alta incidência de alagamento situadas nas regiões Norte, Oeste e Central. Serão investidos aproximadamente R$ 35 mil para a instalação desses equipamentos nos pontos.

O sistema inteligente de monitoramento

O sistema inteligente de monitoramento é composto por um ecofiltro - espécie de cesto que retém o resíduo - e um sensor que permite a identificação, em tempo real, da quantidade de resíduos armazenados. Dessa forma, a equipe de limpeza da INOVA é avisada, por meio de um sistema via celular, sobre a condição de armazenamento de cada bueiro (nível baixo, médio ou alto).


Com a implantação da nova tecnologia, a prefeitura poderá ter melhor desempenho operacional, pois o sistema possibilita a ação antecipada e assertiva das equipes de limpeza de boca de lobo, minimizando os impactos do alagamento e também evidenciando a limpeza realizada nesses pontos.
Com isso, também será possível reduzir o volume de resíduos nos ramais de ligação, galerias, rios e córregos por meio da retenção dos materiais nos filtros plásticos instalados na boca de lobo, permitindo que as equipes de limpeza ganhem maior agilidade na visita às bocas de lobo que estiverem com o nível da sua capacidade alta.

A Inova Gestão de Serviços Urbanos é uma empresa criada em 2011 para realização de serviços de limpeza pública em São Paulo, utilizando equipamentos de alta tecnologia, nas regiões Centro, Norte e Oeste da cidade de São Paulo e tem adotado em suas ações os conceitos estabelecidos na Lei nº 14.223, a Lei Cidade Limpa. Dessa forma, a empresa  tem como meta a manutenção da limpeza associada à implementação de projetos de educação ambiental em suas áreas de atuação.