Defesa Civil da Subprefeitura utiliza estudo para identificar riscos sobre as atividades das pedreiras da região

Preocupada com a prevenção de risco que atinge a população da região, as Subprefeituras Pirituba / Jaraguá e Perus, fazem parceira com técnico da USP para auxiliar na elaboração de diagnóstico sócio-ambiental da atividade mineradora e de pedreiras na região

A Defesa Civil, além de trabalhar em determinadas situações de risco como enchentes, incêndios e desabamentos, também exerce prevenções em todas as atividades que possam gerar alguma forma de risco para população local.

Aproveitando um estudo desenvolvido pela Dra. Denise Bacci, geóloga da USP/Instituto de Geociências, a Defesa Civil local tenta identificar a existência real de risco quanto à atividade das pedreiras locais em relação à população de bairros vizinhos das instalações.

“Sempre existe uma sensação de desconforto da população, quando moradora próxima a uma atividade mineradora deste tipo”, diz Dra. Denise. Por esta razão não só faz medições com sismógrafo quando há desmonte (explosões) nas pedreiras, mas também levantar informações da população local identificando as principais queixas sobre a atividade.

O diagnóstico também serve de orientação para a população, empresas mineradoras e técnicos especializados em construção para melhoria de métodos construtivos e de materiais. Além disso, serve de orientação para o Poder Público planejar o crescimento e ocupação da cidade.

Assessoria de Imprensa