Recreio nas Férias promove atividades gratuitas em 84 pontos da capital

Programação esportiva e cultural oferecida ao longo desta semana a crianças e jovens com idades entre 4 e 14 anos

O prefeito de São Paulo  esteve no Centro Educacional Unificado (CEU) Tiquatira, na Penha, zona leste, para a abertura da 29ª edição do programa Recreio nas Férias, nesta segunda-feira, dia 13. As atividades de lazer e cultura, voltadas a crianças e jovens com idades que variam entre 4 e 14 anos, tiveram início hoje e vão até a próxima sexta-feira (17), com o tema “Brinquedos e Brincadeiras de Matrizes Africanas”. A iniciativa é promovida pelas secretarias municipais de Educação, de Promoção da Igualdade Racial e de Esportes, Lazer e Recreação.

A programação acontecerá por toda a cidade, das 9h às 16h30, em 84 polos cadastrados, que incluem CEUs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e associações parceiras. Quase 28 mil crianças e jovens, alunos ou não da rede municipal de ensino, são esperados ao longo dos cinco dias de atividades gratuitas. Para comandar os passeios, oficinas e brincadeiras, os servidores que já atuam nas escolas do município receberão o reforço de mil agentes recreativos, 100 oficineiros e 84 coordenadores de polos.

“Neste período entre o primeiro e o segundo semestre, a gente pode aproveitar os espaços públicos para curtir a cidade. O importante é que todo mundo tenha uma atividade nas férias. Tenha esporte, cultura, venha cantar, jogar bola, fazer teatro, dança, porque isso enriquece muito a educação da sala de aula. Educar é também dar atividades extracurriculares”, afirmou Haddad aos pais, alunos e professores que assistiram a uma apresentação de balé dos alunos do CEU.

A temática afro estará presente em atividades envolvendo contação de histórias, jogos, poesia, dança e música. “Neste ano, vamos trabalhar histórias e brincadeiras de origem africana para mostrar a importância da África na construção da nossa cultura. Vamos aproveitar essa convivência para que eles aprendam um pouco mais sobre respeito e diferenças. Nossa expectativa é de que seja um clima de muita festividade, de muita brincadeira, mas de muito aprendizado também”, afirmou o secretário municipal de Educação.

Além das atividades diárias nos 84 polos, os inscritos também terão a oportunidade de realizar passeios a museus, teatros, parques e espaços culturais. Entre os locais, estão o Espaço Catavento, o Museu do Futebol, o Jardim Botânico, o Parque Estadual da Cantareira, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o White Cube São Paulo e unidades do Serviço Social do Comércio (SESC).

As inscrições para esta edição do programa foram feitas em todos os polos cadastrados e aceitas mediante a apresentação de autorização assinada pelos pais dos interessados.

Também acompanharam a abertura do Recreio nas Férias os secretários municipais da Promoção da Igualdade Racial e da Comunicação.

Serviço

29ª edição do programa Recreio nas Férias

De 13 a 17 de julho de 2015

Lista com os endereços dos polos

Programação cultural

Passeios

Saiba mais aqui.

De Secretaria Executiva de Comunicação