Copa Pirituba 2009

Final da Copa Pirituba leva mil pessoas para o Clube Escola e agora o evento faz parte do calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo

No último dia 20 de setembro o time Unidos do Maristela (Jd. Maristela), se sagrou campeão da Copa Pirituba 2009, após vencer a equipe do União Viela (Vl. Mangalot) por 1 x 0. O evento contou a presença de autoridades e lideranças.

Foram cinco meses de muito futebol na região de Pirituba/Jaraguá devido à 6ª edição da Copa Pirituba que vem se tornando uma tradição no bairro. Nesse ano de 2009 o número de participantes subiu para 64, 1400 atletas e 180 dirigentes e a tendência é aumentar ainda mais. A Copa é comemorativa ao aniversário do bairro de Pirituba.

A Copa foi criada em 2004 com o intuito de “resgatar a história do bairro e da várzea, integrar a comunidade, incentivar o convívio social, a cultura da paz e incrementar as relações de solidariedade”, afirma o organizador e idealizador da copa.

 Inicialmente a Copa Pirituba restringia a participação de equipes apenas da região de Pirituba/Jaraguá. Com o crescimento da competição times de outros bairros (Lapa, Butantã, Limão, Freguesia do Ó, Brasilândia) e municípios (Osasco, Francisco Morato) vizinhos tentam conquistar a tão cobiçada taça de campeão.

 “A Copa foi um grande sucesso”. Disse o presidente da AZON – Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea, entidade organizadora da Copa.

O empenho do grupo, juntamente com os dirigentes esportivos da região, foi tanto que a copa se tornou, Lei nº 14.953, publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 17/07/09. Agora ela faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, e seu início sempre será no dia 1º de maio de cada ano.

A Subprefeitura sempre deu apoio à copa, fornecendo medalhas, troféus e infra-estrutura de campo. Este ano o término aconteceu no dia 20 de setembro, como evento também da Virada Esportiva.

Números:

Campeão – UNIDOS DO MARISTELA F.C. (PIRITUBA-JD MARISTELA)
Vice Campeão – UNIÃO VIELA F.C.(PIRITUBA-MANGALOT)
Terceiro – VIRA COPOS F.C. (PIRITUBA-PQ ANHANGUERA)
Quarto – E.C.SAVIME (VILA MENCK-OSASCO)

Melhor goleiro da Copa – 3 GOLS – BRUNO  LIMA – EQUIPE SAVIME-OSASCO

Artilheiros com (8) GOLS – Everton (È NÓIS MEMO F.C.); Ricardinho (E.C.SALOA) E Ricardo Santana (VIRA COPOS F.C.).

Atletas Inscritos – 1400
Gols da Copa – 465
Jogos – 165
Dirigentes – 240
Público médio direto – 250 POR

 

Por Eduardo Ferraz de Oliveira