Vai começar a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

A segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) acontece no próximo sábado, dia 19 de setembro

No próximo dia 19 de setembro (sábado), acontece a 2ª fase da campanha de vacinação infantil contra a Poliomielite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os postos volantes estarão em funcionamento das 8 às 17 horas. Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo estando com a caderneta de vacinação em dia.

A Campanha tem como finalidade imunizar cerca de 95% das mais de três milhões de crianças e a capital está entre as cidades mais importante nessa ação, pois atinge mais de um milhão de crianças.

Vale lembrar que a crianças que estiverem com as seguintes vacinas em atraso como: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra a Hepatite B, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo influenza tipo b) poderão toma-lás durante a campanha.

A Poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar seqüelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.

O Estado de São Paulo não registra um caso de paralisia infantil faz 20 anos. O importante é continuar se prevenindo, pois a vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o único meio de prevenção no combate à doença.

Atenção! A relação de locais de vacinação poderá ser consultada pela central 156. A vacinação é gratuita