Museu de Arte de Rua na Parada de Taipas

Grafites ilustram a periferia

Inaugurado em março de 2018 e executado pelo Coletivo Heag, o MAR (Museu de Arte de Rua) na Parada de Taipas conta com 4 murais artísticos em prédios do CDHU, localizados nas ruas: Ilha da Juventude, nº 677 e 1.111, e na Rua Interativa, nº 50 e 99.
O projeto tinha como ponto inicial de suas atividades a realização de um painel na parede externa da Fundação C.A.S.A. Taipas. Com intuito de remeter a essência da criança e do adolescente com artes que trazem de volta brincadeiras hoje em dia esquecidas, como amarelinha, peão entre outras, a ideia de ser na Fundação C.A.S.A. era de fato para chamar atenção às vidas que temporariamente residem no local.

Entretanto, dificuldades e entraves no que tange segurança pública e a burocracia que envolvia pintar tal muro, o grupo teve que partir para o segundo local. No local II, a essência do projeto se mantém, mas em vez de um grande muro, foram pintadas 4 empenas de prédios de 5 andares da COHAB Taipas, próximas à Fundação.

E não só de pinturas propôs o projeto, no dia da entrega, 27/03/2018, foi organizado um evento para comunidade, no local do primeiro mural, onde se encontra a Placa do MAR. Além das apresentações musicais foram distribuídos flyers às pessoas presentes com informações do projeto e localização dos murais, para que todos pudessem ir até os locais e ver as artes pessoalmente.

Os artistas periféricos responsáveis pela arte na comunidade de Taipas são: Julio Cesar da Cruz Souza, Marcos Cleber Alves Silva, Juscelino da Silva Nascimento, Gessika Segné Ferreira Guimarães, Natália de Paula Ferreira e Camila Nascimento Melo dos Santos.

A Prefeitura Regional Pirituba/Jaraguá enxerga em projetos como esses a oportunidade de propagar a valorização a arte de rua em nossa região, além de incentivar o senso crítico por meio do grafite.