PREFEITURA DE SÃO PAULO

Defesa das Águas

Demolição de casas em locais protegidos ajuda a preservação da água

17/04/2009 17h41

Visando proteger e preservar nossos córregos, matas e, principalmente, nossa água, a Prefeitura lançou em julho de 2007, o Programa Defesa das Águas.

Construir em áreas protegidas, próximas a córregos e desmatar e/ou promover queimadas caracteriza crime ambiental, sendo assim, a pessoa que comete esse tipo de delito pode receber multas e até ser processada. Por conta disso, a região da Serra da Cantareira encontra-se em estado de alerta, são dezenas de habitações impróprias poluindo córregos e matas.

O Comitê Defesa das Águas - Norte 1, que é formado pelas Subprefeituras da Freguesia do Ó, Perus e Pirituba / Jaraguá, Polícia Militar Ambiental, GCM Ambiental e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, é responsável pelas ações do Programa na região Norte e já realizou demolições de moradias inadequadas e apreendeu materiais de construção irregulares.

Até dezembro de 2008 foram 79 desfazimentos em áreas de proteção ambiental, 12 desfazimentos em outras áreas, 311 autos de intimação, 432 multas de obras em área de manancial.

Em 2009 os trabalhos continuaram, só no mês de Março, houve ações na Rua José Peres Campelo, no Piqueri, no Sítio Formiga, localizado em Pirituba e por fim, na Rua da Mina, na Freguesia do Ó. No último dia 13/04 o Comitê entrou em ação, desfazendo mais uma moradia irregular (barraco) em plena Serra da Cantareira, região do Parque de Taipas

Por essa razão, vale lembrar que antes de construir casas, podar ou derrubar uma árvore, o cidadão deve procurar a Subprefeitura de sua região e se informar sobre os procedimentos corretos.

 

Por Larissa Chaves