Pré-Conferência Municipal da Mulher reuniu cerca de 120 pessoas na região de Pirituba/Jaraguá

Evento ocorreu no último sábado, 30/07. Foram abordados temas como: saúde, violência, direito a moradia, educação, cultura/esportes, entre outros.

Na manhã do último sábado, na região de Pirituba/Jaraguá, foi realizada a I Pré-Conferência Municipal da Mulher na Faculdade Anhanguera, em Pirituba. O evento, que ocorreu das 07h30 às 13h00, foi organizado pela Subprefeitura Pirituba/Jaraguá em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, reunindo cerca de 120 pessoas durante sua realização, entre lideranças e moradores locais, além de alguns representantes do Conselho Tutelar, Fundação Casa e entidades da região.

Após o cadastramento dos participantes, foi dado o início do evento, que contou com diversos depoimentos de especialistas nos temas que seriam abordados posteriormente. Entre eles, o da Sra. Gerusa dos Santos Lima, líder comunitária que destacou a importância da motivação nas pessoas. “Sou feliz porque aprendi que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Estou muito contente em compartilhar minhas dores e principalmente minha superação com todos vocês”, afirmou.

Dada a abertura do evento, o público foi dividido em 3 salas/grupos, de acordo com as funções que exerciam, para discutir novas propostas de políticas públicas relacionadas aos seguintes temas: “Saúde, Violência contra mulher e Direitos Reprodutivos”, “Educação, Cultura/Esportes e Direitos Iguais” e “Desenvolvimento Sustentável e Moradia”.

Em cada sala, os mediadores das discussões colhiam depoimentos, analisavam as propostas e juntamente com a população, decidiam quais seriam encaminhadas a votação. Após a discussão em grupos separados, todos os participantes se reuniram em uma sala para a votação das 3 principais propostas de cada tema. Entre algumas das propostas levantadas, estão: centros médicos especializados em exames relacionados à saúde da mulher, eventos culturais descentralizados para regiões representados por mulheres ou até mesmo, pela Coordenadoria da Mulher, Cultura e Esporte como forma de ampliar o controle social e a criação do comitê de monitoramento de todas as políticas voltadas para as mulheres, entre outras.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos participantes e também com uma apresentação especial de dança folclórica do Núcleo do Idoso do Jardim Líbano.

Vale lembrar que a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Paulo, marcada para os dias 03 e 04 de setembro, deve reunir cerca de 2 mil representantes do governo e da sociedade civil que elegerão as propostas de políticas para mulheres, que serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, por meio de delegados eleitos.

Todas as palestras preparatórias, bem como as conferências, são uma realização da Secretaria de Participação e Parceria, em conjunto com as 31 subprefeituras da cidade.

 

 
I Pré-Conferência Municipal da Mulher em Pirituba/Jaraguá

 

 

Assessoria de Imprensa - SPPJ