Pirituba, 126 anos de crescimento e desenvolvimento junto a promissoras perspectivas

A Estação ferroviária, a Casa de Nassau e o Mercado Municipal caminham juntos a grandes pólos comerciais e mais de 170 mil moradores.

No dia 01 de fevereiro, o bairro de Pirituba completa 126 anos de crescimento, e com a perspectiva de grandes investimentos na região. Investimentos que transformarão a vida dos moradores, gerando melhor qualidade de vida para todos.

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 01 de fevereiro de 1885. A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. N

este mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro.

Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.

Hoje, temos em nossa região grandes avenidas, torres de edifícios e vilas com os seus centros comerciais que juntamente com os seus mais de 170.000 moradores dividem o espaço com muito verde e edificações que fazem parte da história local, como a Casa de Nassau, o Mercado de Pirituba, a Estação de Trem, o Hospital Psiquiátrico dentre outros destaques da região.

 

 

Assessoria de Imprensa - SPPJ