O que é a Operação Cata-bagulho?

A Operação Cata-bagulho é um serviço gratuito da Prefeitura de São Paulo que acontece uma vez por mês

O Cata-Bagulho é uma ação gratuita promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as Subprefeituras, que acontece uma vez por mês e tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de até R$ 16.693,28 mil (descarte de resíduos acima de 50 quilos) em caso de flagrante, conforme a Lei de Limpeza Urbana, nº13.478/02, artigo 185.

 

Como funciona?

Os caminhões percorrem roteiros predefinidos pela Prefeitura de São Paulo, retirando objetos deixados em calçadas, conforme dias e horários preestabelecidos em um plano de trabalho. O volume permitido é de 1 metro cúbico, o mesmo que uma caixa de água de mil litros. Em média, são de 18 a 20 sacos de 60 litros.

 

Qual sua importância?

A Operação Cata-bagulho auxilia o munícipe que não pode levar seus resíduos volumosos até um ecoponto, evitando que estes sejam descartados irregularmente.

 

Quais materiais o cata-bagulho recolhe?

Grandes objetos, como móveis velhos, madeiras, colchões e eletrodomésticos. Também são recolhidos restos de poda e entulho desde que estejam ensacados. A quantidade permitida é de até um metro cúbico, o equivalente a uma caixa de água de mil litros ou 18 sacos de 60 litros.

 

Quando o caminhão da Operação Cata-bagulho vai passar na minha rua?

Para saber quando a Operação ocorre em sua rua acesse a página https://www.ecossambiental.com.br/pesquisa-de-servicos/ e pesquise pelo seu endereço. Não se esqueça de informar a numeração.

 

ATENÇÃO!!

Caso o caminhão não passe na sua rua no dia e horário previsto, nos avise e denuncie! Ligue para (11) 3973-2512.